Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Queda de helicóptero mata primeiro ministro português e mais 6 pessoas

Blog Memória

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A queda de um helicóptero em Camarate, em Portugal, pouco tempo depois de haver decolado de Lisboa, matou o ex-primeiro ministro português Mário de Sá Carneiro e mais seis pessoas. O acidente trágico aconteceu em 04 de Dezembro de 1980, hoje decorridos 40 anos.

Mário de Sá Carneiro, que teve grande liderança em Portugal, foi o Fundador e líder histórico do PSD. As causas do acidente nunca foram esclarecidas, sempre pairando dúvida de que houve ação criminosa no acidente. As circunstâncias que envolveram a sua morte, aos 46 anos, nunca foram esclarecidas e actualmente ainda se especula sobre as verdadeiras razões do fatídico acidente.

Na noite de 4 de dezembro de 1980, Sá Carneiro planejava viajar para o Porto de avião para participar num comício de apoio ao candidato presidencial da coligação, o general António Soares Carneiro, mas nunca chegou ao destino. A aeronave caiu em Camarate, pouco depois de descolar do aeroporto de Lisboa.

Com Sá Carneiro morreram também o ministro da Defesa, Adelino Amaro da Costa, a sua mulher, Maria Manuel Pires, a companheira do então primeiro-ministro Snu Abecassis, o chefe de gabinete do primeiro-ministro, António Patrício Gouveia, o piloto e co-piloto do avião. As causas do acidente permanecem desconhecidas, 40 anos depois. Muitos defendem a hipótese de assassinato.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES