Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Rainha Elizabeth concede o ‘Sir’, título de nobreza a Paul McCartney

Nos tempos medievais, este era o título associado a cavaleiros servindo à nobreza

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 10 de março de 1997, há 22 anos, portanto, ex-Beatle Paul McCartney recebeu, das mãos da Rainha Elizabeth II, o título de "Sir”, uma outorga que oferece grau de nobreza a quem o recebe.

Nos tempos medievais, este era o título associado a cavaleiros servindo à nobreza. O “ Sir” é integrante dos Knight Commander of the Most Excellent Order of the British Empire ("Cavaleiros Comandantes da Mui Excelente Ordem do Império Britânico") ou Cavaleiro Celibatário. Seu equivalente feminino é dame (dama).

Copiado do antigo Protocolo Nobiliário Francês (século XVII), deve-se usar "Senhor" (Sir) precedendo o nome completo ou somente o primeiro nome da pessoa a quem é atribuído. Por exemplo: está correto dizer "Sir James Paul McCartney", "Sir James", "Sir Paul" , mas não está correto dizer "Sir McCartney".

Aquele que não for cidadão do Reino Unido mas que recebe o título, não pode usá-lo, ficando apenas como "Cavaleiro Honorário", como por exemplo o futebolista Edison Arantes do Nascimento (Pelé). Entretanto, quem possuir dupla cidadania (obviamente uma delas britânica) pode usar o título de senhor.

Quem também, anos após, recebeu a honraria da Coroa Britânica, foi o ex-Beatle Ringo Star.

Conhecido por ser o mais bonachão dos Beatles, Ringo Starr apostou no humor ao receber o título de Sir, em cerimônia no Palácio de Buckingham, em Londres, na Inglaterra. Na homenagem, recebeu a medalha de cavaleiro das mãos do Príncipe William, Duque de Cambridge, o que rendeu uma piada horas mais tarde.

— Vou usar (a medalha) no café da manhã — brincou Ringo, em entrevista ao canal BBC.

Uma foto do beatle recebendo a condecoração foi publicada no Instagram do baterista de 78 anos. Anunciado pela coroa inglesa em dezembro de 2017, o título de Sir foi dado em reconhecimento ao seu legado musical e às ações sociais. Se comparado com Paul McCartney, a homenagem chegou tarde: exatos 22 anos depois do frontman dos Beatles receber a medalha da rainha Elizabeth II, em março de 1997.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES