Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Rei francês Henrique IV foi assassinado por fanático católico em 1610

A cabeça de Henrique IV foi separada de seu corpo em 1793, durante o chamado Regime do Terror

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Henrique IV, o primeiro rei da França da casa de Bourbon, foi assassinado com duas facadas por um fanático católico no dia 14 de maio de 1610, e Luis XVI, o marido de Maria Antonieta, subiu ao trono em maio de 1774, mas foi preso e julgado pelos revolucionários de 1789, para ser finalmente submetido à guilhotina em 21 de janeiro de 1793.

A cabeça de Henrique IV foi separada de seu corpo em 1793, durante o chamado Regime do Terror, após a profanação de seu túmulo. A cabeça reapareceu no século XIX em uma coleção privada e em 1919 foi adquirida por um antiquário, que, por sua vez, a revendeu a um casal de aposentados que a cedeu à casa de Bourbon.

Henrique IV foi um dos reis franceses mais populares e era conhecido como "o bom rei Henrique" e "o galante verde", por ser um homem atraente.

Protestante, Henrique 4º teve dificuldades para subir ao trono. Com o falecimento da sua mãe, a rainha de Navarra, em 1572, seguido da morte do seu irmão, em 1584, Henrique tornou-se o herdeiro legal do trono real.

Em 1598, nove anos depois de chegar ao trono, ele aprovou o Édito de Nantes, que garantiu liberdades religiosas aos protestantes e encerrou mais de 30 anos de conflito entre protestantes e católicos na França.

Henrique IV não era um intelectual. Mas apreciava a literatura, as artes e também – as mulheres. Dele originou-se tudo aquilo que se tornaria mais óbvio nos seus filhos e herdeiros. A suntuosidade e a ostentação da dinastia real francesa, a dinastia dos Bourbon, que foi levada por ele ao trono e que atingiu o seu apogeu na pessoa de Luís 14, o “Rei Sol”.

Até hoje, os franceses ainda gostam de citar uma frase sua: "Uma galinha em cada sopa". Uma outra frase do rei mostra a outra face do seu poder: "Paris bem vale uma missa!".

Imagem do rosto do rei reconstruída -AFP



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES