Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Sai de fábrica, no México, o último exemplar do popularíssimo fusquinha

No Brasil a produção foi encerrada duas vezes, com um ciclo entre 1956 e 1986, e uma sobrevida provocada pelo “Fusca Itamar” entre 1993 e 1996

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi nesta data, em 30 de Julho de 2003, há 18 anos, que foi fabricado no México o último exemplar do Fusquinha, o popularíssimo e venerado carro da Volkswagen, interrompendo uma carreira vitoriosa de quase 60 anos. O Fusca saiu de cena definitivamente ostentando as pompas de ter sido um dos carros mais importantes de toda a história dos automóveis no mundo. Desde quando ele nasceu, em 1945, foram produzidas 21 milhões de unidades. Só no Brasil foram produzidas mais de 3 milhões de unidades, o que fez o país ocupar a terceira posição de vendas no planeta, superado apenas pela própria Alemanha, que criou o veículo, e pelos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM: Bilionários americanos mandam a fraternidade para o espaço

No Brasil a produção foi encerrada duas vezes, com um ciclo entre 1956 e 1986, e uma sobrevida provocada pelo “Fusca Itamar” (uma referência ao ex-presidente da República Itamar Franco) entre 1993 e 1996, no México o sedãzinho seguiu em linha ininterruptamente até deixar de ser fabricado nesta data, em 2003.

Lado a lado o primeiro e o último Fusca Divulgação/Volkswagen

Nascido com suas raízes militares, firmou-se como o veículo de que democratizou o transporte individual, passando a deter um estatuto de automóvel de culto por todo o mundo, conquistando a eternidade.

O início da produção em massa foi muito improvisado e a escassez de material prejudicou a produção nos meses subsequentes, mas os primeiros veículos eram verdadeiros símbolos de esperança, num momento em que a humanidade saía do pesadelo da II Guerra Mundial e se preparava para dias mais felizes para os quais o Fusca se perfilava como o veículo da democratização da mobilidade individual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES