Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

São João, festejado hoje, foi o primeiro mártir da Igreja Católica

O Dia de São João é comemorado, em 24 de junho, para lembrar o dia em que nasceu João Batista, o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A data de hoje é lembrada como sendo o Dia de São João, que no Brasil celebrizou-se como sendo uma das festas mais populares do país, especialmente no Nordeste.

Mas quem só enxerga forró, fogueira e muita comida à base de milho, precisa lembrar que São João entrou para a história como primeiro mártir da Igreja. Segundo o Novo Testamento, o profeta denunciou a vida adúltera do rei Herodes Antipas. O monarca havia se envolvido com sua ex-cunhada, Herodíades.

Dia de São João é comemorado em 24 de junho 

O Dia de São João é comemorado, em 24 de junho, para lembrar o dia em que nasceu João Batista, o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo. A data cristã é celebrada em diversos países. No Brasil, o dia de São João é comemorado, de norte a sul, no formato de Festa Junina. O maior símbolo dessa comemoração é uma fogueira.

Com São Pedro e Santo Antônio, São João é um dos santos mais populares do mundo. É considerado, ainda, o primeiro mártir e o último dos profetas.

Em uma festa, Salomé, filha de Herodíades e sobrinha do rei, dançou para ele, encantando-o. Embriagado, Antipas disse à moça que faria qualquer coisa que ela quisesse. Salomé, incentivada pela mãe, pediu a cabeça de João Batista em uma bandeja. Antipas, então, ordenou a prisão de João Batista, que morreu degolado na cadeia, no dia 29 de agosto.

São João nasceu no dia 24 de junho, em Israel, na cidade de Aim Karim, situada a seis quilômetros de Jerusalém. Seu pai era sacerdote e chamava-se Zacarias. Sua mãe, conhecida como Santa Isabel, era prima de Santa Maria, mãe de Jesus.

O casal nunca tinha tido filhos. Estudos indicam que, além de idosa, Santa Isabel era estéril. No entanto, um dia, o anjo Gabriel anunciou a Zacarias que eles teriam um filho e ele deveria se chamar João. O acontecimento foi considerado um milagre.

Segundo a Bíblia, o futuro profeta aprendeu a ler e a escrever com os seus pais. No final da sua adolescência, seu pai, Zacarias, morreu, e ele passou a sustentar a sua mãe. Quando ela morreu, a vida de João Batista tomou destino.

Antes do nascimento de São João, Santa Maria perguntou à sua prima Isabel como ela saberia do nascimento. Então Santa Isabel disse que, nesse dia, ela acenderia uma grande fogueira para que, de longe, a prima soubesse que o bebê havia vindo ao mundo. Por esse motivo, a fogueira é o símbolo principal do Dia de São João.

A fogueira é o principal símbolo do Dia de São João.

Fogueira é um dos principais simbolos de São João

Simpatias

É comum que, nas festas de São João, especialmente nas do sertão brasileiro, sejam feitas várias simpatias. As mais conhecidas estão relacionadas ao amor, principalmente ao casamento. No entanto, nem todas as simpatias remetem a São João. As simpatias de casamento, por exemplo, envolvem Santo Antônio, conhecido por ser “casamenteiro”.

Confira as principais simpatias amorosas de São João:

* Anel no copo: deve-se passar em cima da fogueira com um copo contendo água. Em seguida, deve-se colocar nele uma aliança presa por um fio.

* Ovo no copo com água: é necessário quebrar ovos em um copo cheio d'água e verificar as posições da clara e gema, as quais podem indicar casamento.

* O balão: deve-se soltar um balão e fazer o desejo. Se ele subir, haverá casamento.

* A fita: é necessário colocar uma fita em nó no travesseiro e rezar para São João. No outro dia, se ela aparecer solta, é porque a pessoa vai se casar.

* Castigo do santo: deve-se colocar o santo de cabeça para baixo atrás da porta e pedir que o casamento aconteça



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES