Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Saudosistas do mundo inteiro celebram nesta data o Dia do Rock

O rock firmou-se no meio da juventude como um meio de expressão da liberdade, numa época de grandes contestações e inquietudes

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Festeja-se nesta data de 13 de Julho o Dia Mundial do Rock, esse dominante estilo musical que revolucionou o comportamento social e as atitudes da juventude a partir da segunda metade do século XX. Foi aí que se formaram os grupos de Rock, geralmente constituídos por um cantor, um baixista, dois guitarristas e um baterista. O rock firmou-se no meio da juventude como um meio de expressão da liberdade, numa época de grandes contestações e inquietudes.

Dia Mundial do Rock é celebrado em 13 de julho

No Brasil, essa data de 13 de Julho passou a ser celebrada como Dia do Rock graças a uma campanha promovida em 1990 por duas grandes rádios de São Paulo, que realizaram grandes eventos, contando com a presença de grandes ídolos da música mundial.

No mundo já havia movimentos no sentido de estabelecer um marco global sobre o Rock. Em 13 de julho de 1985, houve um grande evento chamado Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos.

Rock é considerado gênero musical que expressa liberdade 

Esse grande evento contou com aforça e o carisma de grupos como o Queen, U2, David Bowie. The Who, Elton John, Paul McCarney, Mick Jagger, Madonna, Led Zepplin e Bob Dylan, Phil Collins. E os The Beatles foram, seguramente, o maior esplendor musical dessa época.

Mesmo a data no Brasil só ter sido incorporada em 1990, hoje, ainda, desde 1985, roqueiros melancólicos do mundo inteiro celebram o rock como se os Beatles permanecessem vivos e atuantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES