Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

“Secos & Molhados”, que lançou Ney Matogrosso ao sucesso, faz 50 anos

Os Secos & Molhados estão inscritos em uma categoria privilegiada entre as bandas e músicos que levaram o Brasil da bossa nova à Tropicália

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Faz hoje 50 anos da criação, em 10 de Novembro de 1971, do grupo musical “Secos & Molhados”, a irreverente banda brasileira da década de 1970, que lançou ao Brasil o talentoso vocalista e dançarino Ney Matogrosso. A formação clássica consistia de João Ricardo (vocais, violão e harmônica), Ney Matogrosso (vocais) e Gérson Conrad (vocais e violão). 

João havia criado o nome da banda sozinho em 1970 até juntar-se com as diferentes formações nos anos seguintes e prosseguir igualmente sozinho com o álbum Memória Velha (2000).

Material de divulgação do grupo musical Secos e Molhados 

No começo, as apresentações ousadas, acrescidas de um figurino e uma maquiagem extravagantes, fizeram a banda ganhar imensa notoriedade e reconhecimento, sobretudo por canções como "O Vira", "Sangue Latino", "Assim Assado", "Rosa de Hiroshima", que misturam danças e canções do folclore português como o “vira “, com críticas à Ditadura Militar e investia na poesia de Cassiano Ricardo, Vinicius de Moraes, Oswald de Andrade, Fernando Pessoa, e João Apolinário, pai de João Ricardo, com um rock pesado inédito no país, o que a fez se tornar um dos maiores fenômenos musicais do Brasil da época e um dos mais aclamados pela crítica nos dias de hoje.

Seu álbum de estréia, Secos e Molhados I (1973), foi possível graças às tais performances que despertaram interesse nas gravadoras, e projetou o grupo no cenário nacional, vendendo mais de um milhão de cópias no país. Desentendimentos financeiros fizeram essa formação se desintegrar em 1974, ano do Secos & Molhados II, embora João Ricardo tenha prosseguido com a marca em Secos & Molhados III (1978), Secos e Molhados IV (1980), A Volta do Gato Preto (1988), Teatro? (1999) e Memória Velha (2000), enquanto Gérson continuou a tocar sozinho. Do grupo, Ney Matogrosso é o mais bem-sucedido em sua carreira solo, e continua ativo desde Água do Céu - Pássaro (1975).

Os Secos & Molhados estão inscritos em uma categoria privilegiada entre as bandas e músicos que levaram o Brasil da bossa nova à Tropicália e então para o rock brasileiro, um estilo que só floresceu expressivamente nos anos 80. Seus dois álbuns de estréia incorporaram elementos novos à MPB, que vai desde a poesia e o glam rock ao rock progressivo, servindo como fundamental referência para uma geração de bandas underground que não aceitavam a MPB como expressão. O grupo continua a ganhar atenção das novas gerações: em 2007, a Rolling Stone Brasil posicionou o primeiro LP em quinto lugar na sua lista dos 100 maiores discos da música brasileira e em 2008 a Los 250: Essential Albums of All Time Latin Alternative - Rock Iberoamericano o colocou na 97ª posição.

Ney foi apresentado como cantor 

Nos últimos anos a incrível banda iniciou um processo natural de decadência. Por mais que João Ricardo tenha levado adiante o grupo em muitas tantas tentativas, a magia nunca mais se impôs como nestes dois primeiros álbuns. Ney Matogrosso inicia, então, carreira solo de êxito que dura até hoje. Gerson Conrad vive vida pacata de arquiteto e gravou coisas boas sem sucesso comercial. João Ricardo mantém a mágoa dos parceiros e não fala com ambos desde então, recusando-se a qualquer espécie de diálogo ou reaproximação.

Em 2019, o jornalista Miguel de Almeida lança Primavera nos Dentes – A História dos Secos & Molhados (Editora Três Estrelas). Sobre o fim do grupo, esta biografia dá voz às duas versões, na qual Gerson e Ney mantém a história do “roubo” e João diz que tudo não passou de um “mal-entendido”. O diretor Otávio Juliano lançou o documentário Secos & Molhados (2021) no qual apresenta a voz e a versão de João Ricardo sobre a história toda. Também este ano, saiu Ney Matogrosso – a Biografia, por Julio Maria (Companhia das Letras).

Secos e Molhados 

Há ainda dezenas de documentários em programas de tevê e internet contando a incrível história deste fenômeno.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES