Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Sequestro de avião com 258 a bordo, desafia serviço secreto de Israel

Um dos maiores dramas da história da aviação comercial em todo o mundo começou no dia 27 de junho de 1976

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos maiores dramas da história da aviação comercial em todo o mundo começou no dia 27 de junho de 1976, quando 258 pessoas a bordo do Airbus A-300 da Air France, durante o vôo AF 139,que partiu de Tel Aviv para Paris, com escala em Atenas, na Grécia, com 258 pessoas a bordo. Todos foram vítimas de um sequestro executado por membros de uma organização terrorista alemã chamada Baader-Meinhof.

Oito minutos após a decolagem, a aeronave foi dominada por quatro terroristas, dois dos quais possuíam passaportes de países árabes, um do Peru e uma mulher do Equador. Posteriormente, descobriu-se que os dois últimos eram membros da organização terrorista alemã Baader-Meinhof. O avião foi desviado para Entebe após aterrissar em Bengazi, na Líbia, para reabastecimento e chegou a Uganda na madrugada do dia 28.

Os quatro terroristas haviam vindo do Kuwait pelo vôo 763 da Singapore Airlines e iam com destino a Bahrein. Entretanto, ao desembarcar em trânsito, os quatro dirigiram-se ao check-in do vôo AF 139 da Air France.

Pilotado pelo comandante Michel Bacos, o avião francês decolou do aeroporto Ben-Gurion às 8h59, chegando em Atenas às 11h30.

Desembarcaram 38 passageiros e embarcaram 58, entre os quais, os quatro seqüestradores. O total a bordo era então de 246 pessoas, mais a tripulação.

No amanhecer, paira sobre Israel e o mundo um clima cheio de dúvidas. Uganda seria o destino final dos seqüestradores ou apenas uma escala para abastecimento? Como estaria reagindo o governo de Idi Amin Dada diante dos acontecimentos – seriam anfitriões hostis ou parceiros no seqüestro? Afinal, desde 1972, as relações entre Israel e Uganda não eram amigáveis, pois o governo israelense havia-se recusado a fornecer jatos Phantom ao país, sabendo que Uganda pretendia usá-los para bombardear o Quênia e a Tanzânia. Idi Amin havia, então, expulsado todos os israelenses do país.

As autoridades aeroportuárias em Israel e a estação de controle da Air France percebem que perderam contato com o vôo AF 139, alguns minutos após a decolagem em Atenas. Os ministros de Transporte e da Defesa, que participam da reunião semanal do gabinete com o primeiro-ministro Yitzhak Rabin, são imediatamente informados. Apesar de não saber ainda o que acontecia a bordo, o setor de Operações das Forças de Defesa de Israel (FDI) prepara-se para um eventual pouso da aeronave em Lod.

Em Israel, Rabin convoca ao seu gabinete alguns ministros – Peres, da Defesa; Yigal Allon, das Relações Exteriores; Gad Yaakobi, dos Transportes; e Zamir Zadok, da Justiça. Fosse qual fosse o desfecho da história, esses homens teriam que tomar decisões e estavam-se preparando para isso, pois já sabiam que dentre os passageiros havia 77 com passaporte israelense. Rígida censura é imposta aos meios de comunicação para que não divulguem listas de passageiros e para impedir a veiculação de informações que possam, de alguma maneira, ajudar os seqüestradores. Iniciam-se, também, contatos com os familiares dos viajantes.

Na terça-feira, dia 29, uma mensagem vinda de Paris revela os objetivos dos seqüestradores: a libertação até às 14h do dia 1 de julho de 53 terroristas – 13 detidos em prisões da França, Alemanha Ocidental, Suíça e Quênia, e 40 em Israel. Caso suas reivindicações não fossem atendidas explodiriam o avião com todos os passageiros.

Na quarta-feira, 30, França e Alemanha afirmam que não soltariam os terroristas, posição que se supunha seria a mesma de Israel, pois, desde sua criação em 1948, o país se recusava a se submeter às exigências do terror, a qualquer preço. A França, no entanto, revela uma certa flexibilidade ao anunciar que seguiria a posição do governo israelense que, até então, mantinha-se em compasso de espera, aguardando o desenrolar dos acontecimentos.

Na mesma quarta-feira, 47 reféns – exceto israelenses ou judeus – são libertados. O capitão Bacos e sua tripulação recusam-se a acompanhar o grupo, afirmando que não abandonariam os demais passageiros. Uma freira francesa também insiste em ficar, mas é impedida pelos terroristas e pelos soldados ugandenses.

A libertação de alguns reféns e a evidência cada vez maior de que o principal alvo dos terroristas era pressionar Israel, aumentam a tensão em Israel e a pressão dos familiares para que o país atenda às exigências dos seqüestradores. Nos círculos militares e altos escalões do governo, reuniões e mais reuniões são realizadas, além do levantamento de informações feito pela Inteligência em busca de dados que possam ser úteis a uma eventual ação de resgate. Novos nomes integram-se às reuniões entre as FDI e os ministros, entre os quais, o general brigadeiro Dan-Shomron, chefe dos pára-quedistas e oficial de infantaria; o general Benni Peled; e Ehud Barak, vice-diretor do Serviço de Inteligência das FDI.

Com a aeronave pousada no aeroporto de Entebe, Uganda, os sequestradores separaram os passageiros judeus dos não-judeus. No dia 03 de julho libertaram 47 reféns não-judeus. O Serviço Secreto de Israel montou durante esses dias uma completa operação para libertar os reféns. A ação final ocorre no dia 4 de julho, uma semana depois do sequestro. A missão de resgate libertou, finalmente, os 101 reféns não-israelenses e mais o comandante da aeronave, não-judeu, que se recusou a deixar o avião sem que todos os ocupantes fossem libertados.

O balanço final desse drama foi o seguinte: 1 soldado morto, 5 feridos, 7 terroristas mortos, 46 soldadados de Uganda mortos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES