Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Tem fim o casamento dos príncipes Charles e Diana

O divórcio foi finalizado quatro anos depois, em 28 de agosto de 1996

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os príncipes de Gales, Charles e Diana, separaram-se em 9 de dezembro de 1992. O divórcio foi finalizado quatro anos depois, em 28 de agosto de 1996. O acordo criado pelos advogados dos príncipes estabelecia que Diana poderia continuar vivendo no Palácio de Kensington; que a guarda dos príncipes Guilherme e Henrique seria dividida entre eles; e que uma quantia de 17 milhões de libras seria concedida a Diana.

Chegava ao fim, portanto, uma das uniões mais charmosas e também mais polêmicas da realeza britânica, expondo sobretudo a figura de Diana, que se consagrou mundo afora por sua atuação humanística de ajuda a povos necessitados.

As diversas controvérsias sobre a vida do casal real, marcadas pelas relações extra-conjulgais Charles com sua amante Camila Parker, teriam definitivamente com a morte da Princesa Diana, em Paris, num acidente automobilístico em que também perdeu a vida seu namorado,Dodi Al-Fayed, em 31 de Agosto de 1997, um ano após ter se divorciado formalmente de Charles.

Uma carta-patente de Elizabeth II do Reino Unido de 21 de agosto de 1996 tornou oficial que todas as ex-Descendente de aristocratas britânicos, filha do John Spencer, Visconde Althorp e de Frances Shand Kydd, sendo assim Diana respectivamente neta dos nobres Albert Spencer, 7.º Conde Spencer e Edmund Burke-Roche, 4.º Barão Fermoy.

Diana Frances Spencer nasceu como a terceira e penúltima filha do casal, em 1 de julho de 1961, na aldeia de Sandringham, no condado inglês de Norfolk. Seus pais demoraram uma semana para escolher seu nome, uma vez que eles esperavam um menino que fosse o herdeiro da família Spencer. Ela teve quatro irmãos, sendo que um deles morreu assim que nasceu. 

São eles: John Spencer, Charles Edward Spencer, Cynthia Jane Fellowes e Sarah McCorquodale. Diana foi batizada na igreja de Santa Maria Madalena, em Sandringham, pelo reverendo Percy Herbert e seus padrinhos foram John Floyd, presidente da Christie's, Mary Colman, Sarah Pratt e Carol Fox. Diana descende de dois reis da dinastia Stuart, Carlos II da Inglaterra - através de Henry FitzRoy, 1.º Duque de Grafton e Carlos Lennox, 1.º Duque de Richmond, filhos que teve com suas amantes Barbara Palmer, 1.ª Duquesa de Cleveland e Louise Renée de Pennancoet de Kéroualle, respectivamente - e Jaime II da Inglaterra - através de Henriqueta FitzJames, filha que teve com sua amante Arabella Churchill, o que faz de Diana prima distante do primeiro-ministro Winston Churchill.Diana também é prima distante da segunda esposa de Carlos, Príncipe de Gales, Camila Parker Bowles.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES