Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Tempestades atingem região serrana do Rio, deixam destruição e 710 mortos

A tragédia de 2011 na Região Serrana do Rio é considerada a maior catástrofe climática do Brasil

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aquela que é considerada até hoje a maior tragédia climática da história do Brasil, ocorreu nesta data, em 12 de Janeiro de 2011, há 11 anos, portanto, atingida a região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Causou gigantesca destruição material, levando nas enxurradas casas, prédios, pontes, ruas inteiras e deixando o saldo de 710 pessoas mortas, 7780 desalojas e 6050 desabrigadas.

O número de vítimas ultrapassou o registrado em 1967, na cidade de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. Naquela tragédia, tida até então como a maior do Brasil, 436 pessoas morreram.

Viatura dos Bombeiros ficou soterrada no deslizamento - Foto: Jadson Marques

Foram drasticamente atingidas as cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Pertrópolis e Sumidouro. As chuvas e suas destruições seguiram até dia 18 de Janeiro. Só no primeiro dia, 12 de janeiro, foram contabilizados 506 mortos.

Prefeitura de Teresópolis, informou que o número de mortos na cidade subiu para 223. Em Nova Friburgo, o número subiu para 225, segundo o coordenador da Defesa Civil do município, coronel Roberto Robadey. Em Sumidouro, a prefeitura confirmou um total de 19 mortos. Já em Petrópolis, a prefeitura divulgou que o total de mortos chega a 39 mortos. A Polícia Civil informou que 470 corpos já foram identificados pelos peritos do IML (Instituto Médico Legal).

Igreja de Santo Antonio, em Nova Friburgo - Foto: Divulgação

De acordo com especialistas, a explicação para a repetição de tragédias no RJ é a falta de controle e planejamento no crescimento das cidades. O relevo das cidades serranas funciona como uma barreira que impede a passagem das nuvens. 

Concentradas, elas provocam muita chuva numa única área. A parte alta das montanhas é um terreno muito inclinado e a vegetação cresce sobre uma camada fina de terra. A água da chuva vai penetrando no solo, que fica encharcado e se descola da pedra. O volume de terra desce como uma grande avalanche, devastando o que encontra pela frente.

Carro fica pendurado após deslizamento de terra - Foto: Marcos de Paula

Estragos causados pelas chuvas em Nova Friburgo - Foto: Agência Estado



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES