Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Tornados destroem e matam na Itália e nos Estados Unidos

Além de mortos e feridos, o terremoto atingiu as estruturas de edificações históricas, destruindo-as

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um intenso tremor de categoria 5,9 graus atingiu o norte da Itália deixa 37 pessoas mortas e dezenas de feridos O terremoto se intensificou com mais intensidade a 5 km ao leste de San Felice, a sul de Panaro, iniciando-se às 2h03 (23h03, no horário de Brasília)

Além de mortos e feridos, o terremoto atingiu as estruturas de edificações históricas, destruindo-as. Em Bondeno, na província de Ferrara, o teto de uma fábrica desabou, matando um funcionário, um marroquino de 29 anos. Essa tragédia aconteceu no dia 20 de Maio de 2012.

Tremor deixa mortos e feridos na Itália

Uma alemã de 37 anos, que estava na Itália por motivos de trabalho, morreu em San Alberto de San Pedro em Casale, na Bolonha, provavelmente por conta de uma crise provocada pelo medo durante o terremoto.Em San Agostino, uma mulher de mais de cem anos também foi a óbito devido à comoção causada pelo tremor, informaram fontes médicas. Mais tarde, o corpo de outro operário foi encontrado por bombeiros entre os escombros da fábrica Tecopress, em Ferrara. O prédio que servia de sede à prefeitura de San Agostino, na província de Ferrara, ficou destruído.

As regiões de Bolonha, Toscana, Vêneto, Lombardia, Tretino Alto Adigio e Friuli Venezia Giulia também sentiram o terremoto. De acordo com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália, o tremor foi precedido por outros dois, um de intensidade de 4,1 graus e outro de 2,2 graus.

Estruturas histórias na Itália ficaram destruídas  com o terremoto 

Nesta mesma data de 20 de Maio, só que um ano depois, em 2013, um tornado atingiu a cidade de Moore, no subúrbio de Oklahoma City, uma rara tempestade de escala EF5, a mais alta usada pelo Serviço Meteorológico dos Estados Unidos para classificar esses fenômenos naturais.

Um tornado EF5 pode ter ventos superiores a 320 km/h e causar danos devastadores, informou o serviço. Na medição da intensidade dos tornados, meteorologistas e outros estudiosos avaliam os estragos causados no solo, bem como a velocidade dos ventos e outros dados para retear o fenômeno entre EF0 (mais fraco) e EF5 (mais intenso). Tornados da classe EF5 são raros nos Estados Unidos.

Tremos de 5,9 graus de magnitude foi sentido em várias regiões da Itállia 

As autoridades médicas de Oklahoma City confirmaram que 24 corpos foram resgatados após a passagem desse tornado devastador na região. Inicialmente, as autoridades falaram em 51 e depois em até 91 mortos. Dois anos antes, a tempestade em Joplin, no Missouri, em 22 de maio de 2011, que matou 161 pessoas, tinha classificação EF5.

Prédio da Prefeitura de San Agostino ficou destrúido após tremores 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES