Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Tornados varrem o Sudeste dos EUA e deixam 300 pessoas mortas

Os tornados se iniciaram em 25 de Abril e se estenderam até dia 28, deixando um rastro de destruição material incalculável.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de 300 pessoas perderam a vida e milhares ficaram feridas, algumas com gravidade, depois que uma série de tornados varreu diversas partes das partes da Região Sudeste dos Estados Unidos, especialmente os estados de Alabama, Mississippi, Geórgia e Tennessee. Os tornados se iniciaram em 25 de Abril e se estenderam até dia 28, deixando um rastro de destruição material incalculável, com imóveis levados ao chão.

Os estados do Alabama, Arkansas, Kentucky, Mississippi, Missouri, Tennessee e Oklahoma declararam estado de emergência, e seus governadores pediram a ajuda da Guarda Nacional para as operações de resgate e limpeza.

A Casa Branca, segundo disse o então presidente Barack Obama, conversou com a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, e com o administrador da Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA), Craig Fugate, para discutir o desastre.

O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) indicou que mais de 300 tornados já haviam sido registrados desde sexta-feira (22) passada, sendo mais de 130 na quarta (27). O Alabama foi varrido por duas linhas de tempestades e um tornado transformou em ruínas a cidade de Tuscaloosa, onde fica a Universidade do Alabama.

O prefeito de Tuscaloosa, Walter Maddox, disse à rede CNN que o tornado havia "obliterado quarteirões e mais quarteirões" da cidade. "Nossa infraestrutura foi absolutamente devastada", acrescentou. "Quando vejo este rastro de destruição, não sei como alguém conseguiu sobreviver. Há partes da cidade que não reconheço. É um momento trágico", lamentou Maddox.

Um tornado também causou muitos prejuízos na cidade de Birmingham, mas as autoridades ainda não sabem dimensionar o estrago. "Este foi um evento muito sério e fatal, que atingiu nosso estado e ainda não terminou", alertou o governador do Alabama, Robert Brantley.

Algumas das casas varridas pelos fortes ventos tiveram os destroços localizados a até 80 km de distância. Dezenas de cidades estão sem energia elétrica. A onda de tornados está sendo considerada o pior desastre natural a atingir os EUA desde o furacão Katrina, em 2005. Em abril de 1974, morreram 310 pessoas na temporada de tornados no país. Algumas das casas varridas pelos fortes ventos tiveram os destroços localizados a até 80 km de distância. Dezenas de cidades estão sem energia elétrica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES