Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Torre Eiffel faz 131 anos, isolada pela pandemia do coronavírus

Mas esta não é a primeira vez que a Torre Eiffel fica privada dos seus apaixonados visitantes

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Torre Eiffel, em Paris, o monumento mais visitado do mundo, completa nesse 31 de março 131 anos de inaugurado, tendo sido entregue ao público nesta data, no ano de 1889. Trata-se de uma  torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, a qual se tornou um ícone mundial da França. A torre, que é o terceiro edifício mais alto da cidade, é o monumento pago mais visitado do mundo, com milhões de pessoas frequentando-o anualmente. Nomeada em homenagem ao seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.

Ao fazer amanhã os seus 131 anos de existência, a Torre Eiffel está isolada, proibida de receber visitas desde o dia 13 de março, quando o governo francês e a Prefeitura de Paris baixaram decreto impedindo a circulação de pessoas por causa do Coronavírus. Mas esta não é a primeira vez que a Torre Eiffel fica privada dos seus apaixonados visitantes.

Entre 1940 e 1944, no império da Segunda Guerra, os cabos dos elevadores foram cortados, sendo proibida a visitação pública. Foi nesta época em que a França foi ocupada pelas tropas de Hittler, que o topo da torre foi ocupado por uma suástica nazista.

Recentemente, em 2015, a Torre Eiffel voltou a ser fechada, por ocasião da série de atentados terroristas que se abateram sobre Paris, fazendo muitas mortes e espalhando pânico entre o povo francês.

Mais trágico ainda, é que a Torre Eiffel foi programada para ser demolida em 1909, sendo salva porque foi reaproveitada como antena de rádio gigante. E daí passou a ser permanente.

Mesmo assim, em 1960 o ex-presidente francês, general Charles De Gaulle, propôs o desmantelamento da torre para enviá-lá para uma exposição em Montreal, no Canadá, plano obviamente rejeitado.

A Torre Eiffel, que é visitada por cerca de 7 milhões de turistas por ano, é pintada a cada 7 anos, para manter o seu visual. Nesse tarefa são aplicadas 60 toneladas de tinta.

Os brasileiros são os sextos turistas do mundo que mais vistam a Torre Eiffel, superados apenas pelos próprios franceses, que são primeiros, seguidos de italianos e espanhóis, norte-americanos, alemãs. 

Possui 324 metros de altura e fica cerca de 15 centímetros mais alta no verão, devido à dilatação térmica do ferro.[2] Foi a estrutura mais alta do mundo desde a sua conclusão até 1930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building, em Nova Iorque, Estados Unidos. Não incluindo as antenas de transmissão, é a segunda estrutura mais alta do país, atrás apenas do Viaduto de Millau, concluído em 2004. A torre tem três níveis para os visitantes. Os ingressos podem ser adquiridos nas escadas ou elevadores do primeiro e do segundo nível. A caminhada para o primeiro nível é superior a 300 degraus. O terceiro e mais alto nível só é acessível por elevador. Do primeiro andar vê-se a cidade inteira, tendo o andar sanitários e várias lojas, e o segundo nível tem um restaurante.

A torre tornou-se o símbolo mais proeminente de Paris e da França, sendo parte de cenários de filmes que se passam na cidade. Seu estatuto de ícone é tão determinado que ainda serve como um símbolo para todo o país, como quando a torre foi usada como o logotipo da candidatura francesa para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 1992.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES