Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Tragédias políticas no Brasil fazem de agosto o mês do desgosto

TRAGÉDIAS POLÍTICAS NO BRASIL FAZEM DE AGOSTO O MÊS DO DESGOSTO

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mês de Agosto, no Brasil, configura-se como sendo o “ mês do desgosto”, tais as fatalidades que já marcaram a vida brasileira, sobretudo no terreno da política.

Vejamos, aqui, como os fatos históricos corroboram esse sentimento de desgosto:

Em 24 de Agosto de 1954, o Presidente da República, Getúlio Dorneles Vargas, um homem forte na política, que passou longo período da sua fase governamental como ditador, comete suicídio, dando um tiro na cabeça e deixando a frase “ deixo a vida para entrar na história.”

Os maus ventos de agosto voltaram a se manifestar no dia 25, no ano de 1961, quando Jânio Quadros,um líder populista e extravagante que chegou à Presidência da República de modo avassalador, tendo em sua campanha eleitoral uma vassoura como símbolo do combate à corrupçāo que prometia fazer, renuncia ao cargo apenas sete meses depois de ter assumido. A renúncia de Jânio deixou marcas profundas na vida política do país e nunca foi devidamente explicada.

Outra tragédia abalaria o Brasil, desta vez no dia 22 de agosto de 1976, quando um acidente de carro na Via Dutra, próximo da cidade de Rezende, no Rio de Janeiro, tirou a vida de Juscelino Kubitschek, um dos presidentes mais populares do País, o arrojado homem público que construiu Brasília e fincou as bases da industrialização nacional. Cassado pela ditadura militar, o funeral de Juscelino foi marcado por manifestações de massa, apesar das proibições ditadas pelo AI5.

Quanto ao mundo, várias tragédias foram registradas no mês de agosto. Certamente a mais fatídica de todas ocorreu no ùltimo dia, quando Hitler com seus exércitos, em 1939, invadiu a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial, com seu rastro cruel de destruiçāo e mortes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES