Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Transatlântico afunda na costa do Canadá e mata 535 pessoas

O transatlântico fazia a 19ª viagem

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi no dia 01 de Abril de 1873 que o RMS Atlantic, um navio Transatlântico da White Star Line que operava entre Liverpool, Reino Unido e a cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, chocou-se com uma rocha e afundou na costa da Nova Escócia, Canadá, matando ao menos 535 pessoas. 

O transatlântico fazia a 19ª viagem.

Por muito tempo, este permaneceu como o mais mortal desastre marítimo no Atlântico Norte até o naufrágio do La Bourgogne em 2 de julho de 1898 e o maior desastre da White Star Line até a perda do Titanic em abril 1912.

O Atlantic foi construído pela Harland and Wolff em Belfast em 1870, e foi o segundo navio construído pela recém criada White Star Line. Era alimentado por um motor a vapor que produzia 600 cavalos de força (450 kW) conduzindo uma única hélice, juntamente com quatro mastros para as velas. Navegou para Nova Iorque em sua viagem inaugural em 8 de junho de 1871.

Quartel-mestre John Speakman levou vários sobreviventes à terra nadando até as rochas próximas, criando uma ligação entre o navio e a terra.

John Hindley, a única criança salva do naufrágio do Atlantic.

Em 20 de março de 1873 o Atlantic partiu em sua 19ª viagem de Liverpool com 952 pessoas a bordo, dos quais 835 eram passageiros. No caminho, o capitão decidiu aportar em Halifax, Nova Escócia, para reabastecer o navio com carvão para as caldeiras.

Durante a aproximação a Halifax, na noite de 31 de março, o capitão e o terceiro oficial estavam na ponte até meia-noite enquanto o Atlantic entrava dentro de uma tempestade, seguindo a 12 nós (22 km/h) para a entrada do porto de Halifax, com visibilidade intermitente e mar agitado. Sem o conhecimento da tripulação ou passageiros, o Atlantic estava aproximadamente a 12 milhas e 1⁄2 (20,1 km) fora do curso a Oeste do Porto de Halifax. Os oficiais falharam por não conseguir fazer sondagens, postar um vigia no mastro, reduzir a velocidade ou acordar o capitão quando se aproximavam da costa desconhecida. Eles de alguma forma não identificaram o Farol da Ilha Sambro, o grande farol que avisa os marinheiros dos baixios rochosos a oeste da entrada do porto.

Às 3:15 da manhã (hora local) de 1º de abril de 1873, o Atlantic atingiu uma rocha submersa em Marr's Head, Meagher's Island (agora Mars Head, Mars Island), Nova Escócia. Todos os 10 bote salva-vidas foram baixados pela tripulação mas foram todos varridos pelas ondas ou esmagados quando o navio rapidamente se encheu de água e virou parcialmente. Sobreviventes foram forçados a nadar ou escalar cordas, primeiro para uma rocha varrida por ondas e depois para uma costa árida. 

Moradores da pequena vila de pescadores de Lower Prospect e Terence Bay logo chegaram para ajudar no resgate e abrigar os sobreviventes, mas pelo menos 535 pessoas morreram, deixando apenas 371 sobreviventes.O manifesto de viagem do navio indica que, dos 952 a bordo, 156 eram mulheres e 189 eram crianças (incluindo duas que tinham nascido durante a viagem). Todas as mulheres e todas as crianças morreram, exceto por um menino de doze anos de idade, John Hindley. Dez tripulantes pereceram, enquanto 131 sobreviveram.[5] Esta foi a pior perda de vidas civis no Atlântico Norte até o naufrágio La Bourgogne em 2 de julho de 1898. O inquérito do governo canadense foi concluído com a declaração: "a conduta do Capitão Williams na administração de seu navio durante as doze ou catorze horas anteriores ao desastre, estava tão gravemente em desacordo com o que deveria ter sido a conduta de um homem colocado em sua posição de responsabilidade."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES