Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Trem pega fogo em montanha na Áustria e mata 155 esquiadores

O Desastre de Kaprun aconteceu em 11 de novembro de 2000, no túnel ferroviário de Kaprun

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi de 155 o número de pessoas que morreram na estação austríaca de Kitzsteinhorn, nas proximidades de Salzburgo, quando um teleférico que transportava esquiadores na pegou fogo. Apenas oito passageiros conseguiram escapar do túnel por onde o trem passava, dentro da montanha.

O Desastre de Kaprun aconteceu em 11 de novembro de 2000, no túnel ferroviário de Kaprun. Tudo começou com um curto-circuito em um dos ventiladores, lançando faíscas sobre o óleo inflamável, matando 155 pessoas das 162 pessoas a bordo.

Foto: Reprodução/Internet

O governador da Província de Salzburgo, Franz Schausberger, declarou que a maior parte dos passageiros era de jovens que se dirigiam à estação de esqui para participar de um campeonato de snowboard. Nunca enfrentamos tragédia tão devastadora", disse o governador. A Áustria declarou luto de dois dias em razão do acidente.

Os mortos eram de sete nacionalidades: 92 da Áustria, 37 da Alemanha, 10 do Japão, 8 dos Estados Unidos, 4 da Eslovênia, 2 dos Países Baixos, 1 do Reino Unido e um da República Checa.

Os oito sobreviventes são alemães, que estavam sentados na parte traseira do trem. Eles conseguiram escapar quebrando as janelas do teleférico. O trem tinha capacidade para 180 pessoas e aparentemente estava lotado.

O prefeito de Kaprun (o povoado mais próximo à estação, localizada cerca de 350 km a oeste de Viena), Norberto Karlboeck, afirmou que não era conhecida a causa do acidente.

Segundo ele, o fogo começou aproximadamente às 9h (6h pelo horário de Brasília), quando o trem, que subia a montanha, havia avançado 600 metros dentro do túnel.

A montanha de Kitzsteinhorn tem 3.200 m de altura, e o trem se locomove no seu túnel por meio de um cabo.

Considerado o primeiro metrô de montanha do mundo, o funicular de Kitzsteinhorn foi inaugurado em 1974. A TV estatal anunciou, sem citar fontes, que o cabo que movia o trem teria se rompido antes do incêndio.

Foto: Reprodução/Internet

A rádio ORF noticiou às 13h que o trem ainda estava em chamas porque ainda havia fumaça saindo do fim do túnel, localizado no topo da montanha.

Foram utilizados 16 helicópteros austríacos para socorrer as vítimas, além de outros aparelhos provenientes da Baviera, no sul da Alemanha. No total, cerca de 700 pessoas foram convocadas para trabalhar na operação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES