Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Veja perfil de Margaret Thatcher, a intransigente Dama-de-Ferro

No seu longo governo, Thatcher conduziu uma política econômica focada na desregulamentação do setor financeiro.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há exatos sete anos, em 08 de Abril de 2013, morreu a primeira mulher a se tornar primeira-ministra britânia, Margaret Thatcher, vítima de um acidente vascular cerebral, aos 87 anos. 

Nascida na cidade de Grantham, em Lincolnshire, na Inglaterra, ela ocupou o cargo de primeira-ministra entre 1979 e 1990, durante, portanto, 11 anos, e ficou conhecida como a “Dama de Ferro”. 

No seu longo governo, Thatcher conduziu uma política econômica focada na desregulamentação do setor financeiro, na flexibilização do mercado de trabalho e na privatização das empresas estatais. Durante o seu mandado, os britânicos venceram a Guerra das Falklands (Ilhas Malvinas), feito que contribuiu para sua reeleição em 1983.

No ano seguinte, a primeira-ministra sofreu um atentado, mas saiu ilesa e, por conta das suas críticas à União Soviética foi apelidada de Dama de Ferro. Ela ainda foi reeleita para um terceiro mandato em 1987. Contudo, sua posição contrária à criação da União Europeia custou o apoio do seu próprio partido. Thatcher renunciou ao cargo de primeira-ministra e líder dos conservadores em 1990. Thatcher também possuía o título vitalício de Baronesa Thatcher de Kesteven.

Exigente, inflexível e com certa inclinação a beber whisky, esta é a primeira-ministra britânica Margaret Thatcher que emerge dos arquivos oficiais divulgados nesta quarta-feira e que cobrem os primeiros meses da Dama de Ferro em Downing Street.

A falta de paciência de Thatcher com seus ministros e com os funcionários de Downing Street também é revelada nos documentos, que trazem ainda passagens curiosas envolvendo a então premier dos britânicos. 

Em junho de 1979, um mês após se tornar a primeira mulher a dirigir o governo britânico, a "Dama de Ferro" viajou ao Japão para participar de uma cúpula econômica em Tóquio. 

O governo japonês destacou uma equipe de 20 "agentes femininas caratecas", mas Thatcher rejeitou a medida. "Se os outros chefes receberem 20 caratecas masculinos, a premier não fará qualquer objeção, mas ela não deseja um tratamento particular", respondeu o Foreign Office na ocasião. 

Na viagem à França, em junho de 1979, para se reunir com o presidente francês Valery Giscard d'Estaing, os arquivos mostram que membros da embaixada emprestaram dinheiro a Thatcher para gastos no "duty-free", e tiveram muito trabalho para receber o empréstimo. 

Uma nota da ocasião revela que a primeira-ministra se permitia a pequenos vícios, como uma garrafa de whisky Teacher's, sua bebida preferida; uma garrafa de gin, bebida apreciada por seu marido, Denis; e 200 cigarros Benson and Hedges.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES