Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Violenta explosão em show de Ariana Grande, em Londres, mata 22 pessoas

A tragédia, que as forças de segurança informaram ser um ato terrorista, aconteceu na noite de 21 de Maio de 2017.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma violenta explosão durante um show da cantora norte-americana Ariana Grande, que se realizava na Manchester Arena, em Londres, provocou um imenso distúrbio entre os participantes do evento, e deixou 22 pessoas mortas e mais de 60 feridas. A tragédia, que as forças de segurança informaram ser um ato terrorista, aconteceu na noite de 21 de Maio de 2017. Segundo a polícia, havia crianças entre os mortos. Inicialmente, a polícia informou 19 mortos, mas na madrugada do dia 22 esse número foi corrigido para 22 mortos.

O agente policial informou que havia uma investigação em curso para identificar o responsável pelo ataque e para descobrir se o homem atuou sozinho ou como parte de uma rede terrorista.

Forças de segurança informaram que a tragédia foi um ato terrorista - Foto: Grosby Group

O agente policial Hopkins informou que há uma investigação em curso para identificar o responsável pelo ataque e para descobrir se o homem atuou sozinho ou como parte de uma rede terrorista. Hopkins confirmou que um homem morreu na detonação da explosão, mas não explicou se ele está incluindo entre os 22 mortos anunciados.

O estrondo foi ouvido por volta das 22h35 (18h35, no horário de Brasília) ao final do show da cantora americana Ariana Grande, que tem um público majoritariamente formado por crianças e adolescentes. Segundo a Manchester Arena, o incidente ocorreu do lado de fora, em um espaço público. Fontes de inteligência dos Estados Unidos disseram à rede CNN que investigadores identificaram um homem no local como um provável suicida.

O estrondo foi ouvido por volta das 22h35, ao final do show de Ariana - Foto: Flavio Moraes/G1

Um representante da gravadora de Ariana disse à revista "Variety" que ela está "ok". Segundo relatos e vídeos publicados em redes sociais, houve correria na saída do show. Ariana disse, mais tarde, que está 'despedaçada'. A Manchester Arena é um ginásio usado para shows e eventos esportivos com capacidade para 21 mil pessoas. A conta oficial do local afirma que o incidente ocorreu do lado de fora, numa área pública.

Não está claro o que causou o estrondo. Algumas testemunhas disseram a veículos da imprensa local que ouviram dois estouros. Os serviços de emergência estão no local. O serviço britânico de trens bloqueou as linhas que saem da estação Victoria, que fica em frente à arena. Um usuário do Twitter postou o vídeo gravado dentro de um carro que diz ser do momento em que houve a explosão. "Se olhar para a esquerda você vê a explosão e ouve o estouro", afirmou:.

Houve muita correria e desespero na saída do show - Foto: Pter Byrne/AP

A primeira-ministra britânica Theresa May disse que o governo trabalha para esclarecer o caso. "Estamos trabalhando para estabelecer todos os detalhes do que está sendo tratado pela polícia como um atroz ataque terrorista. Todos os nossos pensamentos estão com as vítimas e as famílias daqueles que foram afetados", disse May. A premiê deve presidir uma reunião de emergência na manhã desta terça-feira.

A polícia fez uma explosão controlada no jardim da Catedral, também próxima à arena. A rede BBC tinha informado que havia um objeto suspeito, mas a polícia afirmou que eram apenas roupas abandonadas. Paramédicos ouvidos por um repórter da BBC no local disseram que as vítimas estão sendo tratadas como feridos por "estilhaços".

Paramédicos disseram que as vítimas estavam feridas por estilhaços - Foto: Reuters/Andrew Yates



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES