Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Você sabe por que hoje é festejado o dia nacional da cachaça?

Já nos tempos coloniais, a produção de cachaça era uma importante atividade econômica no Brasil

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde 13 de setembro de 1661, a data de hoje passou a ser conhecida como o  Dia da Cachaça, comemorado todos os anos desde então. 

Mas você imagina porque a Cachaça, conhecida e por muitos, apreciada como a bebida genuinamente brasileira ganhou essa data especial? 

Entenda mais sobre essa data importante para a história do destilado e para entendermos mais sobre o Brasil.

Já nos tempos coloniais, a produção de cachaça era uma importante atividade econômica no Brasil - Foto: Reprodução/Internet

Já nos tempos coloniais, a produção de cachaça era uma importante atividade econômica no Brasil, levando a redução do consumo da bagaceira importada de Portugal. Preocupados com o sucesso da aguardente, os portugueses, através de uma Carta Real de 13 de setembro de 1649, proibiram a fabricação e a venda da cachaça em todo o território brasileiro.

Os proprietários de cana-de-açúcar e alambiques, indignados com as constantes cobranças de impostos ao longo dos anos e perseguidos por vender a bebida, se revoltam no dia 13 de setembro de 1661 e tomam o poder no Rio de Janeiro por cinco meses resultando em um dos primeiros movimentos de insurreição nacional, a Revolta da Cachaça.

Com o poder restituído, o movimento é repreendido com violência e o seu líder, Jerônimo Barbalho Bezerra, é enforcado e decapitado, tendo sua cabeça pendurada no pelourinho da cidade, como exemplo à população fluminense.

Todo o dia 13 de setembro passou, em homenagem ao líder engordado, a se comemorar o “Dia Nacional da Cachaça” como uma forma de relembrarmos os tempos de um Brasil colonial, quando o destilado era símbolo de resistência contra a dominação portuguesa.

A data foi oficialmente aprovada em outubro de 2010 pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados como resultado do projeto de lei do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES