Direito, Economia & Política

Tudo sobre Direito, Economia & Política

Agilidade da adaptação do judiciário é um exemplo para outros poderes

Adaptação do Judiciário aos novos tempos é exemplo para o Executivo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pouco passava das 19h do dia 25 de dezembro de 1991 quando a bandeira soviética foi baixada em Moscou pela última vez, substituída em definitivo pelas cores russas pré-revolucionárias. Foi nesse dia que o então presidente da União Soviética,  Mikhail Gorbachev,  além de renunciar, declarou extinto seu cargo, entregando seus poderes para o presidente russo, Boris Yeltsin.

Supremo Tribunal Federal

Um dos fatores que contribuíram para o insucesso da administração soviética parece ser comumente eleito entre os especialistas: a pesada burocracia, que acabou se tornando uma máquina centralizadora e com pequena capacidade de adaptação ao rápido ritmo de mudanças que a civilização imprimia, e ainda imprime.

Os efeitos da globalização e das inovações tecnológicas que eram compartilhadas pelo mundo, exceto com aqueles blindados pela Cortina de Ferro, colocaram a burocrática URSS em uma posição estática diante de um mundo em constante movimento, onde a habilidade de adaptação tornou-se indispensável para atender às adversidades da evolução.

Vivemos hoje um momento sem precedentes em decorrência da Covid-19. Mundo afora,  as nações e organismos internacionais buscam meios de mitigar e evitar os severos impactos da pandemia, principalmente na saúde e economia.

De certo modo, na iniciativa privada, a adaptação dos processos, governança e gestão através da utilização de novas tecnologias e métodos se deu de maneira mais rápida e fácil que para as autoridades públicas. Contudo, faz-se necessário reconhecer exemplos positivos de adaptabilidade à crise em âmbito brasileiro, como é o caso do Judiciário em seus vários níveis.

A lei de 2006 que dispõe sobre a informatização do processo judicial tornou realidade o processo eletrônico, ferramenta que permitiu que os Tribunais continuassem a funcionar mesmo diante do isolamento social. Também merecem destaque os julgamentos colegiados por videoconferência, como a  primeira sessão plenária do STF e a inédita sessão por videoconferência realizada pela 3ª turma do STJ.

Ainda sobre inovação, vale citar a possibilidade da conciliação não presencial nos JECs; a execução da assembleia geral de credores em ambiente virtual nas recuperações judiciais; a criação dos centros judiciários destinados à promoção e realização de negociações e mediações; e, em destaque, o Provimento nº 100 do CNJ,  segundo o doutor Tomas Meireles, um dos maiores avanços na eliminação de burocracia, sem prejuízo à  manutenção da fé pública.

Como bem colocado pelo desembargador Elton Leme, a adaptação não foi motivada apenas pela pandemia. Decorreu de um longo processo estratégico de gestão, nos últimos 20 anos, em que o Judiciário reconheceu a necessidade de se modernizar em termos de gestão tecnológica e com isso, acidentalmente, mas não por acaso, chegou a  um momento de crise com instrumental técnico-material pronto e maduro para virar a chave e trabalhar no modo tecnológico.

Todavia, infelizmente esta não é a postura que observamos nas diversas esferas do Poder Executivo, que acaba optando por políticas mais imediatistas, com gestores e objetivos de curto prazo, sempre focando na próxima eleição,  e não em projetos de Estado.

Hoje é completamente inconcebível que a defesa de uma multa no Departamento Estadual de Trânsito ou a impugnação de valor venal de um imóvel na Fazenda Pública, por exemplo, exijam ações que ainda requeiram presença física do demandante, sem que um sistema eletrônico seja disponibilizado para facilitar a vida da sociedade como um todo.

Com o fracasso da burocracia soviética e considerando as referências de sucesso obtidas pelo Judiciário se valendo da desburocratização dos processos, espera-se que o Executivo trilhe um novo caminho, trazendo o avanço tecnológico que permitirá a quebra de paradigmas que sobrepesam, encarecem e alongam o cotidiano do empresário e do cidadão brasileiro.

Como pontuou o ministro do STF e presidente do TSE,  Luís Roberto Barroso: “Tem se falado que, depois da crise, haverá um novo normal. E se não voltássemos ao normal? E se fizéssemos diferente?”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES