Direito, Economia & Política

Tudo sobre Direito, Economia & Política

“Engajamento remoto pede um novo tipo de liderança”, afirma VP da IBM

A executiva avalia que a pandemia levou à uma transformação cultural em todas as organizações.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As informações são do Valor Econômico

Cerca de um ano após colocar os funcionários em home office, o RH da IBM no Brasil avalia que precisou aprender e reimaginar processos para garantir o engajamento. A forma e o conteúdo da comunicação da presidência foram revistas, as rodas de conversa (virtuais) entre profissionais tornaram-se mais frequentes, o cafezinho que ocorria na copa do escritório entrou na agenda on-line e o RH foi ouvir ativamente o que as pessoas estavam estavam demandando receber de orientação. Mas o principal pilar de ação foi o treinamento da liderança.

"A liderança é fundamental para o engajamento, e com a pandemia e o trabalho remoto precisou se reinventar. Treinamos novas formas de liderar e para que os executivos entreguem o que nosso público espera", disse Christiane Berlinck, vice-presidente de Recursos Humanos da IBM Brasil e América Latina, em entrevista a editora do Valor, Stela Campos.  Stela Campos. Em live realizada nesta terça-feira, na série "RH 4.0", a executiva disse que os profissionais, de forma geral, esperam que seus líderes sejam mais humanos, tenham "mais empatia e gerem maior confiança". É essa liderança que, principalmente à distância, consegue se conectar mais com os profissionais do outro lado da tela. "Que é capaz de de entender as fragilidades e as fortalezas deles", afirmou.

Sede da IMB nos EUA-Foto: Getty Images

A executiva avalia que a pandemia levou à uma transformação cultural em todas as organizações e que a "nova liderança digital", em contraponto à uma liderança analógica (mais presencial), precisa repensar a forma de se comunicar e de se conectar. No caso da presidência da multinacional, Christiane diz que a roda de conversa trimestral foi aberta a todos da companhia (antes, era fechada entre a alta liderança), o que exigiu não só repensar o formato, mas a mensagem a ser transmitida. "E os funcionários querem saber da presidência sobre estratégia, visão de negócio, responsabilidade social, o que a empresa faz pelo mundo e ecossistema e como nosso negócio está inserido dentro do ambiente do Brasil". A adesão à roda de conversa com a presidência no país fez a IBM levar o formato e modelo para outras operações na América Latina.

IBM liderou engajamento também de forma remota

Nas rodas de conversa entre funcionários, um dos segredos para aumentar o engajamento virtual e não tornar aquilo mais um compromisso on-line foi incluir temas com alta demanda interna para diálogo: alimentação saudável, saúde mental e cuidados com os filhos em casa e sem aulas. A plataforma para reconhecimento virtual foi divulgada mais amplamente o que permitiu maior interação e troca, diz a executiva. Todas as ações para aumentar o engajamento virtual, segundo Christiane, partiram de uma escuta ativa do RH com funcionários, times e executivos - e foram orientadas e medidas com uso intensivo de dados. A executiva defende que as ações criadas não têm a pretensão de atingir todo o público da ("vão atrair quem está interessado, naquele momento") e que há múltiplas formas de engajar as pessoas. O desafio da área, daqui para frente, é entender como garantir que as mensagens e símbolos que sustentam a cultura de uma empresa permeiem toda a organização, principalmente no trabalho remoto e híbrido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES