Direito, Economia & Política

Tudo sobre Direito, Economia & Política

Fernando Said Filho lança livro “Mediação e Poder Judiciário” no dia 10

O lançamento acontece no dia 10 de agosto, próxima quarta-feira, das 18h às 21h, na Livraria Leitura do Shopping Rio Poty.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O advogado piauiense Fernando Fortes Said Filho lançará na próxima semana, o livro "Mediação e Poder Judiciário: Os desafios à efetiva implementação e as propostas de melhoria para a solução consensual de conflitos no âmbito dos tribunais e fora dele".

A obra é resultado da tese de doutorado apresentada na Universidade de Fortaleza - UNIFOR, que teve como linha de pesquisa o Estado Democrático de Direito no Brasil.

De acordo com o Doutor em Direito Constitucional, a escolha do tema se deu pela constatação da utilização da mediação como meio de resolução dos conflitos, que de acordo com ele, "ainda predomina a preferência pela judicialização das divergências de interesses, com a procura por uma solução adjudicada no processo (a sentença do juiz)".

"O objetivo do livro é analisar a efetividade da mediação no Poder Judiciário enquanto meio de pacificação social e compreender os meios adequados de resolução de conflitos de interesses, além de identificar os possíveis desafios à implantação exitosa de um modelo de justiça baseado no consenso e apresentar propostas de melhoria para o uso mais abrangente da mediação judicial e extrajudicial", explicou Fernando Said Filho.

No livro, Said Filho apresenta uma análise das formas consensuais de solução de divergências de interesses e a relação delas com o Poder Judiciário. "Mais precisamente, foram verificadas as questões inerentes aos impactos esperados com a modificação na legislação – sobretudo a Res. nº 125/2010 do CNJ, o Código de Processo Civil e a Lei da Mediação (Lei nº 13.140/2015) - e os resultados alcançados com a institucionalização da mediação", completou.

O lançamento acontece no dia 10 de agosto, próxima quarta-feira, das 18h às 21h, na Livraria Leitura do Shopping Rio Poty.

Lanaçamento do livro de Fernando Fortes Said Filho 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES