Direito, Economia & Política

Tudo sobre Direito, Economia & Política

Fique por dentro das 5 principais notícias do mercado desta terça-feira, 4

Apesar da promessa de se desfazer de 17 estatais, o governo Bolsonaro inicia o seu último ano de mandato sem ter realizado nenhuma privatização

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os EUA registraram 1 milhão de casos de Covid-19 por dia - e o número real é provavelmente maior do que isso. No entanto, os mercados ainda estão avançando na suposição de que a disseminação mais rápida de uma cepa menos virulenta significa o início do fim da pandemia.

O governo brasileiro planeja privatizações em 2022, mas o próprio Congresso não leva muita fé. A Opep se reúne com seus aliados para decidir sobre as cotas de produção para fevereiro.

Confira o que você precisa saber sobre os mercados financeiros na terça-feira, 4 de janeiro. As informações são do Investing.com poblicado por Por Geoffrey Smith e Ana Beatriz Bartolo.

1. Pico de Ômicron

Os EUA registraram mais de 1 milhão de novos casos de Covid-19 na segunda-feira, batendo o recorde anterior de qualquer país. Os números são distorcidos pelos feriados, que atrasaram a divulgação em alguns casos, mas que - como de costume - aumentaram drasticamente o potencial de transmissão.

Imagem: Reprodução/Pixabay

Ômicron, a nova cepa dominante da doença, parece causar doenças menos graves do que as cepas anteriores: as hospitalizações ainda estão cerca de 30% abaixo do pico do ano passado, e na África do Sul, onde a nova variante surgiu pela primeira vez, a onda de infecções atingiu o pico sem sobrecarregar o serviço de saúde do país. Ainda assim, o aumento de casos no curto prazo está levando ao aumento do absenteísmo, especialmente em setores de serviços como companhias aéreas e saúde. Mais de 4.000 voos foram cancelados no último fim de semana nos EUA.

A capital indiana, Nova Délhi, voltou a impor um toque de recolher no fim de semana para conter o aumento de casos.

2. Calendário de privatizações

Apesar da promessa de se desfazer de 17 estatais, o governo Bolsonaro inicia o seu último ano de mandato sem ter realizado nenhuma privatização. Para este ano, sete empresas estão na lista de venda, entre elas estão a Eletrobras (SA:ELET3), os Correios e empresas portuárias que administram o Porto de Santos.

A privatização dos Correios e da Eletrobras são vistas com descrédito, uma vez que o Congresso não incluiu no Orçamento de 2022 as receitas vindas das vendas das operações da companhia de energia elétrica e o projeto de lei que viabiliza o leilão da estatal de correspondência está travado no Senado.

No noticiário político, o presidente Jair Bolsonaro se encontra clinicamente estável após ser internado por conta de uma obstrução intestinal e, segundo o jornal Folha de S. Paulo, não será necessário realizar uma cirurgia. O presidente atribuiu o quadro médico à facada que levou durante a campanha eleitoral em 2018.

3. As operadoras concordam com o atraso de duas semanas do lançamento do 5G

Verizon (NYSE:VZ) (SA:VERZ34) e AT&T (NYSE:T) (SA:ATTB34)concordaram em atrasar o lançamento dos serviços 5G por duas semanas após mais pressão dos reguladores da aviação e das companhias aéreas, mas disseram que seus serviços ainda seriam iniciados neste mês.

As operadoras estão com pressa para começar a monetizar os investimentos que fizeram em infraestrutura de espectro e rede, enquanto a Federal Aviation Authority e as empresas aéreas estão preocupadas com o risco para os sistemas de segurança de cockpit em aeroportos próximos.

A Airlines 4 America, grupo de lobby da indústria, ameaçou cancelar milhares de voos a menos que suas preocupações fossem resolvidas.

4. Mercado de ações americano

As ações dos EUA devem abrir em novos recordes mais tarde, na confiança de que a Ômicron levará os EUA em direção à imunidade coletiva mais rapidamente, permitindo que a recuperação econômica continue desimpedida.

O sentimento também foi impulsionado por algumas manchetes atraentes, incluindo o recorde de entregas da Tesla (NASDAQ:TSLA) (SA:TSLA34) no quarto trimestre e o breve flerte da Apple (NASDAQ:AAPL) (SA:AAPL34) com um valor de mercado de US $ 3 trilhões.

Às 08h58, os futuros do Dow Jones avançavam 0,33%, enquanto os da Nasdaq 100 e da S&P 500 subiam 0,37% e 0,38%, respectivamente. O EWZ, ETF que mede o desempenho das ações brasileiras em Wall Street, subia 0,88% no pré-mercado. O Ibovespa Futuros abriu em alta de 0,74% na B3.

No mercado de títulos, os rendimentos do Tesouro dos EUA de 10 anos estavam se consolidando em 1,62%, após subir 13 pontos base nos primeiros dias de 2022, em meio a temores de que a inflação provavelmente permanecerá desconfortavelmente alta nos próximos meses.

5. OPEP+ deve continuar aumentando as cotas de produção

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados devem prosseguir com outro aumento de 400.000 barris por dia nas cotas de produção a partir de fevereiro, quando se reunirão em Viena.

Se os países da OPEP - em particular os da África e da América Latina - serão realmente capazes de cumprir essas cotas de produção é outra questão. O bloco não cumpriu suas metas de produção nos últimos três meses, em grande parte devido ao subinvestimento anterior que alcançou as empresas petrolíferas estatais. Isso não é uma restrição para a Rússia ou para a Arábia Saudita, os dois maiores exportadores do bloco.

A China cortou substancialmente as cotas de exportação para suas refinarias, em um movimento que sugere que as autoridades estão ansiosas para manter o controle sobre os preços domésticos.

Os contratos futuros do petróleo WTI subiam 0,30%, para US$ 76,31 o barril, enquanto os futuros do Brent subiam 0,34%, para US$ 79,25 o barril.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES