Direito, Economia & Política

Tudo sobre Direito, Economia & Política

Franquias avançam em cidades pequenas e se tornam opção de negócio

Setores que aderem à tendência vão desde produtores de aço e empresas de depilação a laser até pizzarias. Pandemia acelerou movimento

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Produtor de aço, fabricante de sabão em pó, empresa de depilação a laser e pizzaria. Empresas dos mais variados segmentos e portes buscam o crescimento bem longe das capitais, voltando-se cada vez mais para o interior. Os números comprovam esse movimento, que foi acelerado pela pandemia do coronavírus. Se entre 2015 e 2020 o consumo nas 50 maiores cidades avançou quase 15%, nos outros 5.520 municípios do país o crescimento teve um ritmo mais acelerado: 23%, segundo dados da consultoria IPC Marketing.

— Desde o início da pandemia, muitas pessoas se mudaram para locais menores, e elas buscam as marcas que conhecem das grandes cidades. Hoje, o foco é 100% interior — diz o presidente da rede espanhola de depilação Não+Pelo, José Rocco.

A migração para o interior, ressalta ele, fez a empresa redirecionar seus negócios. Das 15 aberturas previstas para os próximos meses, todas são em locais com menos de 50 mil habitantes. Hoje, 70% das 265 franquias da rede estão no interior.

Essa interiorização já vem permitindo que a rede, por exemplo, registre na loja de Nova Prata, uma cidade de quase 28 mil habitantes no interior do Rio Grande do Sul, um faturamento até 60% superior ao da capital Porto Alegre.

Marcos Pazzini, diretor da IPC Marketing, também ressalta esse movimento de mudança, com pessoas que buscam em locais menores uma melhor qualidade de vida, o que aumenta o poder de compra das cidades pequenas. Outro fator, segundo ele, é a alta de 36% no número de indústrias nos últimos seis anos nesses 5.520 municípios, de 1,5 milhão para 2,1 milhões. Com mais empresas, avalia ele, houve maior geração de emprego, o que ajudou a elevar a renda, dando fôlego ao setor de serviços:

— Muitas empresas passaram a investir no interior porque os custos são menores, o que torna abrir um negócio mais vantajoso.

Modelo adaptado ao local

Gabriel Di Blasi, advogado especialista em franquias e diretor jurídico da Associação Brasileira de Franchising Rio de Janeiro (ABF Rio), aponta outro efeito da crise provocada pela pandemia:

— O sistema de franquias vem se adaptando ao novo cenário da pandemia para compensar as perdas que o setor tem enfrentado. As redes de franquias enfrentam neste momento duras negociações com os shoppings centers dos grandes centros. Por isso, há aceleração de expansão de marcas e unidades de negócio para o interior do Brasil.

Esse potencial também tem atraído gigantes como a ArcelorMittal. A siderúrgica acaba de lançar um plano para abrir franquias em cidades do interior, a fim de vender ao consumidor final produtos feitos a partir de aço, como arames, cercas e chapas. Segundo Silmara Vernucio, gerente de Estratégia de Varejo da ArcelorMittal, a meta para 2021 é abrir 15 lojas, chegando a cem endereços em quatro anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES