Direito, Economia & Política

Tudo sobre Direito, Economia & Política

HISTÓRICO! Balança comercial brasileira alcança U$100 bilhões em 12 meses

O Brasil é um forte exportador de produtos agrícolas e de petróleo, o que contribui para o superávit da balança comercial.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A balança comercial brasileira registrou, em março de 2024, um superávit de sete bilhões e meio de dólares, um pouco abaixo do que em fevereiro. Ao longo de doze meses, o superávit acumulado atingiu a marca de cem bilhões de dólares, atingindo um recorde histórico. Somente em 2023, a balança encerrou com noventa e dois bilhões de dólares.

AUMENTO SIGNIFICATIVO: O petróleo atingiu noventa dólares, além das máximas nos preços do café, cacau e outros alimentos, devido a questões climáticas. O Brasil é um forte exportador de produtos agrícolas e de petróleo, o que contribui para o superávit da balança comercial. No entanto, esse cenário também traz preocupações com a inflação. Com a pressão nos preços do petróleo e dos alimentos, sugere o aumento na inflação. 

O Brasil, segundo o Blog Paulo Gala, está vivenciando o quarto pico histórico de preços das commodities que estão no mesmo nível durante a pandemia e nas crises de 2008 e em 2013. “Isso traz uma prosperidade para o setor externo brasileiro, mas também representa uma ameaça em termos de inflação, devido aos preços mais altos em dólar no resto do mundo”, diz o blog. 

Comparado há vinte anos, o Brasil aumentou significativamente sua produção agrícola, triplicando-a, e também aumentou sua produção de petróleo e minério de ferro. Essa produção gigantesca de commodities coloca o Brasil em uma posição vantajosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES