Direito, Economia & Política

Tudo sobre Direito, Economia & Política

Juiz autista buscou magistratura após irmã ser vítima de feminicídio

A maior motivação? Mostrar ao mundo que o sucesso profissional é possível apesar do autismo, e conseguir dar às pessoas o atendimento humano que não teve quando da morte de sua irmã.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Oriundo de família humilde da periferia de Volta Redonda/RJ, muitas vezes com apenas arroz e feijão em casa, estudante de escola pública e com dificuldade de relacionamento.

Assim foi a infância de Ricardo Fulgoni. O menino, que tinha dificuldade com o "mundo exterior", teve a ajuda de sua irmã mais nova e, foi graças a ela que foi apresentado à sociedade, ensinado a dar bom dia e a amarrar o tênis, já com 16 anos.

Juiz autista buscou magistratura após irmã ser vítima de feminicídio 

O jovem, que só iria descobrir após os 30 anos que é autista, passou para concurso do INSS seis dias após completar 18 anos.

A felicidade daquela conquista foi breve, pois "a vida lhe deu uma chacoalhada" - como ele mesmo diz. A irmã de Ricardo, aquele forte alicerce, foi vítima de feminicídio por seu namorado.

A tragédia se tornou força. Ricardo Fulgoni é juiz do TJ/PR aos 35 anos. A maior motivação? Mostrar ao mundo que que o sucesso profissional é possível apesar do autismo, e conseguir dar às pessoas o atendimento humano que não teve na ocasião da morte de sua irmã.

Autismo

Com diagnóstico tardio, o Ricardo conta que sempre foi uma criança "diferente", "estranha" e "chatinha". Quando começou a estudar para concurso e chegou a pandemia, Ricardo se viu em crises que achava que eram de depressão.

Em uma consulta, levantou-se a hipótese de autismo. "Para mim foi um choque. Minha visão de autista era uma pessoa que não tinha condições de trabalho. Eu associava autismo com incapacidade."

Quando o diagnóstico foi confirmado, o magistrado conta que pensava que não poderia mais ser juiz. Mas os médicos afirmaram que seria possível. O resultado foi a aprovação em dois concursos.

"Não fui acolhido pelo sistema de Justiça"

Quando perdeu a irmã, Ricardo conta que o feminicida ligou para sua casa por vários dias. Para conseguir identificar a ligação, oficiou a companhia telefônica, mas não obteve sucesso. Precisou, então, passar 10 dias falando com o assassino para ganhar sua confiança e ele não parar de ligar até que a companhia instalasse o identificador de chamadas, após longo processo burocrático.

Ao conseguir a identificação, foi atrás do acusado, e conseguiu que ele fosse preso. Os policiais, que estavam sem viatura, foram no carro de Ricardo prender o acusado. Era um Fiat Uno antigo, que comprou em razão do seu emprego no INSS.

"Filho de pobre, o sistema de Justiça não dá a devida atenção", disse o juiz, ressaltando que quer ajudar as pessoas a ter o atendimento judiciário.

Voz aos que não têm

Para Ricardo, quando um autista chega no mercado de trabalho, precisa ser voz daqueles que não têm. Por isso, sempre faz questão de contar a todos de seu diagnóstico.

"Uma das coisas que faço questão de marcar minha presença é nas filas preferenciais. A nossa deficiência é invisível. Vai ter o questionamento, pois não pareço uma pessoa que tem direito a usar. Faço questão justamente para abrir a mente das pessoas."

E o magistrado já teve questionamentos agressivos ao usar seus direitos. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES