Direito, Economia & Política

Tudo sobre Direito, Economia & Política

Locadoras têm mais lucros com venda de veículos do que com aluguel

As empresas, que não renovaram a frota durante a pandemia, viram crescer o faturamento com a venda de carros seminovos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante a pandemia de Covid-19, o mercado de carros usados no Brasil experimentou um período de supervalorização. Com a queda na produção de veículos novos, a demanda por carros usados aumentou, impactando positivamente as locadoras de automóveis. Embora não tenham renovado suas frotas, essas empresas viram seus lucros crescerem graças às vendas de seminovos.

Frota de veiculos da empresa Localiza - Foto: Reprodução

Os balanços financeiros do setor, incluindo a Localiza, confirmam esse cenário. Algumas locadoras obtiveram mais receita com a venda de carros do que com o aluguel de veículos no segundo semestre de 2022.

De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), o mercado de carros usados aqueceu temporariamente e beneficiou as locadoras. Pedro Bruno, analista da XP Investimentos, afirma que o ambiente econômico favorável às vendas de seminovos foi aproveitado pelas locadoras de automóveis.

Ele também menciona que as locadoras recebem benefícios fiscais, como valores diferenciados para o IPVA e descontos no PIS/Cofins e ICMS. Como frotistas, as locadoras também têm o direito de comprar carros diretamente das montadoras, com descontos que podem chegar a 30% do valor de mercado.

A Localiza divulgou que, no quarto trimestre de 2022, registrou uma receita líquida de R$ 7,4 bilhões, um crescimento de 28,2% em relação ao ano anterior. O que mais chamou atenção foi que a companhia faturou mais com a venda de veículos seminovos do que com o aluguel deles, tendo uma receita líquida de R$ 9,7 bilhões e vendido 141,2 mil carros usados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES