Direito, Economia & Política

Tudo sobre Direito, Economia & Política

Na Magalu, “mini-correios” é criado para garantir entregas com até uma hora

Segundo a empresa, as entregas por esse sistema são 30% mais rápidas se comparadas ao Magalu Postagem, o modelo tradicional que funciona por meio de parceria com os Correios.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por NeoFeed

Nos últimos quatro meses, o empresário Adriano Barbosa, dono da Cine Couple, confecção que produz almofadas personalizadas alcançou um feito e tanto. Mesmo com a desaceleração econômica do País, ele viu suas vendas aumentarem 60%.

Como isso foi possível? Em agosto, a Cine Couple começou a usar o serviço Agência Mag criado naquele mês pela companhia para tornar as entregas dos sellers que integram o seu marketplace mais eficientes.

“Antes da Agência Magalu, usava os Correios para enviar os produtos que vendia no marketplace", diz Barbosa. 'Mas havia muitos atrasos e problemas na entrega, e os clientes acabam reclamando. Isso travava o meu negócio".

Com a Agência Magalu, diz Barbosa, as almofadas que são fabricadas em Guarulhos, na Grande São Paulo chegam a qualquer destino brasileiro entre um e dois dias úteis. “E isso até no Norte e Nordeste, o que acabou abrindo novos mercados para a minha empresa.”

Agência Magalu é um novo conceito que transforma as lojas em agência dos Correios - Foto: Divulgação

O empresário destaca também que, antes da Agência Magalu, costumava perder muito tempo nas filas dos Correios. Às vezes mais de uma hora de espera até chegar a sua vez. “Agora, não gasto nem cinco minutos para despachar os produtos".

A empresa do empresário Adriano Barbosa é um dos sellers do marketplace do Magalu que estão usando a agência Magalu, novo conceito que transforma as lojas da rede varejista em “agências dos Correios.”

“Com todo o respeito aos Correios, a nossa entrega é mais rápida, mais barata e oferece um nível de atendimento muito melhor", diz Luís Fernando Kfouri, diretor de operações logísticas do Magalu. “Esse é o combo dos sonhos de qualquer seller".

É fácil entender o funcionamento das Agências Magalu. Em linhas gerais, as lojas que participam do projeto funcionam como ponta de coleta dos produtos – é como se fossem agências dos Correios.

Ao vender uma mercadoria, o seller vai até a unidade do Magalu mais próxima e faz a postagem do pacote. Depois, a entrega dos pedidos fica sob responsabilidade da empresa, que usa a sua malha logística para a entrega dos produtos ao consumidor.

As entregas por esse sistema são 30% mais rápidas se comparada ao modelo tradicional - Foto: Divulgação

Segundo a empresa, as entregas por esse sistema são 30% mais rápidas se comparadas ao Magalu Postagem, o modelo tradicional que funciona por meio de parceria com os Correios.

O frete também é 20% mais barato e o seller conta com outras facilidades, como o programa "Retira loja" que permite que o cliente retire o produto nas unidades da rede.

Em agosto, na largada do projeto, 300 sellers começaram a testar a novidade. Agora, são 3 mil. Atualmente 280 das cerca de 1.400 lojas do Magalu já funcionam como Agências Magalu, mas a ideia é levar o sistema para toda a rede. Ressalta-se que ele está operando em 120 cidades de 15 Estados brasileiros.

“É um negócio de escala muito rápida”, aponta Kfouri. Recentemente, o Magalu superou a marca de 100 mil sellers cadastrados em seu marketplace. Boa parte deles, diz o executivo, acabará usando em algum momento os serviços da plataforma multicanal brasileira.

Empresas como o Magalu buscam constantemente aprimorar as suas operações logísticas. Com a competição cada vez mais acirrada no mercado, sai na frente quem entregar com mais velocidade e, claro, por preços menores.

O Magalu foi uma das primeiras empresas do país a oferecer ao cliente a possibilidade de retirar na loja o produto comprado no site. Depois, veio o sistema “ship from store”, que definitivamente transformou as lojas em pequenos centros de distribuição.

No início, o sistema garantia entregas em até 48 horas. Agora, 400 lojas em 120 cidades do país já operam no modelo "ship from store" com até uma hora de prazo de entrega. O Magalu estuda reduzir ainda mais esse tempo.

Nesse contexto, a Agência Magalu é mais um passo no processo de evolução logística da empresa. "Pensamos permanentemente em soluções para tornar os nossos processos mais eficientes”, diz Kfouri.

Para tornar esses projetos possíveis, o Magalu fez ajustes em sua operação. As lojas são hoje, de fato, mini-centros de Distribuição, o que exigiu mudanças de layout e readequação da infraestrutura interna. Tudo isso para garantir maior espaço ao estoque de produtos e a aplicação de novas tecnologias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES