Direito, Economia & Política

Tudo sobre Direito, Economia & Política

O amanhã que nos espera depois da pandemia de Covid-19

A comunidade jurídica terá um papel fundamental a desempenhar nesse pós-pandemia, o “day after”

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar do crescimento dos casos da variante ômicron em diversas partes do mundo, o esforço conjunto em prol da vacinação nos faz crer que, em breve, a vida estará mais próxima de seu normal. A comunidade jurídica terá um papel fundamental a desempenhar nesse pós-pandemia, o "day after".

Entre as muitas missões da advocacia no período que se avizinha estará lidar com as muitas demandas nascidas na pandemia ou decorrentes dela. O incentivo e o fortalecimento dos métodos alternativos de resolução de conflitos, como mediação e arbitragem, serão essenciais para colaborar ativamente com o bom funcionamento do Poder Judiciário.

Marcus Vinícius, ex-presidente da OAB

Já notamos, durante as fases agudas da crise sanitária, a enorme importância do mundo do Direito, que se fez necessário para promover a pacificação social quando milhares de vidas eram perdidas a toque de caixa. A atuação de milhares de advogados colaborou para que fossem efetivadas as garantias da coletividade quando muitas conquistas civilizatórias eram colocadas à prova.

Cabe ainda reconhecer o empenho das demais carreiras jurídicas, como magistrados, membros do Ministério Público, servidores de tribunais e dos cartórios. Foram muitos os que estiveram em alerta para vencer situações totalmente novas. Esse empenho massivo da advocacia e das demais profissões jurídicas foi fundamental para evitar um apagão geral no país.

É preciso, agora, ter consciência de que as repercussões jurídicas da pandemia terão uma duração e um alcance ainda desconhecidos. Afinal de contas, emergiram lockdowns, toques de recolher, restrições ao direito de ir e vir. O comércio abaixou as portas, as companhias adoraram o teletrabalho e as crianças não frequentaram as escolas.

O dia a dia passou por profundas transformações, cujas marcas, infelizmente, perdurarão por vários anos. Inúmeras lições desse período ecoarão na mente de todos. Um dos desafios do Direito será elaborar sugestões e contribuir com soluções para que, no futuro, eventuais novas pandemias e tragédias não tenham o mesmo impacto devastador que a Covid-19 surtiu.

Boas práticas já estão disponíveis aos montes. Diversos escritórios que atuam com excelência adaptaram-se bem às novas rotinas, oferecendo resultados tão satisfatórios quanto aqueles colhidos em épocas menos conturbadas. Isso, sem descuidar daquela que é uma das missões precípuas da advocacia: assegurar a ampla defesa de qualquer acusado, com respeito ao devido processo legal. Assim atuamos firmemente, denunciando, inclusive, eventuais abusos de autoridade cometidos nesse interregno excepcional. É preciso sistematizar e compartilhar as experiências que deram certo e aprender com as que não foram bem-sucedidas.

Em outra frente, a pandemia ceifou a vida e os empregos de muitos arrimos de família. A queda de renda com consequências catastróficas para os orçamentos familiares é uma realidade que também atingiu em cheio milhares de colegas advogadas e advogados que, agora, tentam recolocar suas vidas e carreiras nos trilhos. Nesse ponto, a Ordem dos Advogados do Brasil e os órgãos do Judiciário terão um papel importante para cumprir e assegurar a dignidade e o pleno exercício profissional a esses profissionais. 

É inevitável que, com a retomada do cotidiano, desafios inéditos se imponham. As medidas de precaução hão de se tornar perenes, e nós estaremos cada vez mais habituados aos relacionamentos virtuais, em quaisquer planos, da esfera privada à profissional. Um tempo de adaptação, no qual surgirão contendas, é natural. Resta a nós, operadores do Direito, permanecer atentos para que, independente do rumo a ser tomado, jamais deixemos de respeitar os fundamentos da Constituição Federal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES