Direito, Economia & Política

Tudo sobre Direito, Economia & Política

Polícia investiga jovem que se passava por desembargador do TJ/RS

As investigações apontam que ele usava o número suspenso da OAB de uma advogada que se tornou juíza para assinar as ações.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2019, João Riél Manoel Hubner Nunes Vieira Telles de Oliveira Brito, de 31 anos, se encontrou com o vice-presidente da República Hamilton Mourão apresentando-se como "desembargador do TJ/RS". Até aí, tudo normal. Acontece que o jovem nunca foi advogado, muito menos desembargador, segundo investigação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul noticiada pelo G1 e revelada por uma "thread" do Twitter.

Em seu site pessoal, o jovem, apesar da pouca idade, diz que cursou pós-doutorado em Direito na Itália, além de mestrado e doutorado em Lisboa. Também alega ser autor de mais de 30 obras próprias e coautor em mais de 200 antologias. Por fim, define-se como membro vitalício de várias Academias de Letras, institutos e associações afins.

Polícia investiga jovem que se passava por desembargador do TJ

No site, ainda diz que foi juiz leigo e conciliador no TJ/RS e na Justiça Federal do RS; juiz mediador e arbitral, pelo Tribunal de Mediação do RJ, membro do Conselho Regional dos Previdenciaristas do RS, pesquisador e "historiador nato", palestrante e conferencista.

Desde 2018, porém, ele é investigado pela polícia por fraude e plágio. Ele teria entrado com pelo menos uma dezena de ações na comarca de Arroio do Tigre/RS, município de pouco mais de 13 mil habitantes, sem ter registro como advogado e constando na OAB apenas como estagiário, em inscrição já expirada.

As investigações apontam que ele usava o número suspenso da OAB de uma advogada que se tornou juíza para assinar as ações.

Em consulta ao CNA - Cadastro Nacional dos Advogados do Brasil, o gaúcho aparece como estagiário e com a inscrição cancelada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES