Direito, Economia & Política

Tudo sobre Direito, Economia & Política

Rede de postos Ipiranga fecha mais de 500 lojas e testa novos modelos

Rede de postos Ipiranga fecha mais de 500 lojas e testa novos modelos

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A rede de postos de gasolina Ipiranga, controlada pela holding Ultrapar Participações, fechou mais de 500 lojas de conveniência da bandeira AmPm nos últimos meses. A busca por maior rentabilidade e o impacto da pandemia levaram a empresa a mudar a operação, testando novos modelos de lojas.

Para consultores, com expansão dos aplicativos e dos minimercados, a loja de conveniência tradicional perdeu atratividade, e precisa ter novas propostas.

Do total de 2.345 lojas que a empresa tinha em meados do ano, existem atualmente 1.778 e 44 delas (localizadas dentro e fora de postos) começaram a operar nesse novo conceito. Itens de “food service”, como artigos de padaria e produtos que podem ser consumidos na própria loja, ganham mais peso. Há destaque maior para a área de cafés, salgados e cervejas - bebida com consumo relevante à noite. Um dos objetivos é a melhora da rentabilidade da operação.

"Foram meses estudando onde cabe ou não o novo formato, e nos locais onde fechamos o revendedor pode abrir uma loja dele se quiser, mas não será AmPm”, disse Marcello Farrel, diretor da AmPm. “Mudamos a disposição das áreas e a forma como o cliente circula pela nova loja. Já na entrada ele verá opções para consumo no local, que tem margem melhor.Itens que geram fluxo, como cigarros, ficaram distante da entrada, para levar o cliente a caminhar pela loja”.

A Ipiranga fechou 486 lojas AmPm no terceiro trimestre, levando em consideração tamanho, localização e rentabilidade. A maioria delas é de franquias. Pontos que mesmo após ajustes não trouxeram resultado, ou não tinham espaço físico para receber o novo formato, deixaram de funcionar. A empresa disse a analistas em novembro que outras 81 lojas pararam de operar no terceiro trimestre por causa da crise gerada com a pandemia.

Paralelamente às reformas, a Ipiranga começa a abrir as primeiras lojas fora de postos de gasolina, dentro do novo formato. Também inaugura nesta semana outro modelo em postos de rodovias.

O movimento da companhia intensifica o atual ambiente de competição, e ocorre num período em que Raízen e a mexicana Femsa abrem a primeira loja da rede Oxxo no Brasil.

Duas unidades da AmPm em ruas e avenidas foram inauguradas, neste segundo semestre, uma na capital paulista e outra em Curitiba (PR). Outras duas serão abertas até o fim do ano no Rio de Janeiro e em São Paulo. Para ler esta notícia, clique aqui.

Em janeiro, será inaugurada a primeira loja em aeroporto, no Santos Dumont, no Rio, e outra em rua, na cidade de Campinas (SP). A abertura da primeira unidade da rival Oxxo ocorreu em Campinas, há uma semana.

São unidades próprias da Ipiranga, mas que podem ter um modelo de franquia, após o projeto ganhar volume maior. Isso ainda está sendo formatado. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES