Direito, Economia & Política

Tudo sobre Direito, Economia & Política

Terapia ABA: Plano deve restabelecer tratamento de criança autista

Caso o tratamento não seja disponibilizado na rede credenciada por falta de profissionais habilitados ou de vagas, o plano deve arcar com o custo em clínica particular.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Plano de saúde deve restabelecer terapia ABA a menino autista que perdeu sua vaga em clínica credenciada após o retorno das férias. A juíza de Direito Luciane Cristina Silva Tavares, da 3ª vara Cível de Butantã/SP, deu a decisão ao entender que havendo expressa indicação médica, é abusiva a negativa de cobertura de custeio do tratamento.

Nos autos, consta que a criança foi diagnosticada e realizava tratamento ABA em uma clínica credenciada da operadora, no entanto, ao retornar de uma viagem de férias foi surpreendida com a notícia de que seu horário não estava mais vago. Disse, ainda, que solicitou a indicação de outra clínica, todavia, não obteve resposta do plano de saúde. 

Terapia ABA: Plano deve restabelecer tratamento de criança autista - Foto: Reprodução

A genitora, que representa o menino, pleiteou que a operadora reestabeleça o terpia indicada, uma vez que a interrupção da tratamento pode trazer graves prejuízos ao desenvolvimento do menor.

Ao analisar o caso, a juíza de Direito Luciane Cristina Silva Tavares, aplicou, por analogia, a súmula 102 do TJ/SP, a qual destaca que "havendo expressa indicação médica, é abusiva a negativa de cobertura de custeio de tratamento sob o argumento da sua natureza experimental ou por não estar previsto no rol de procedimentos da ANS".

Nesse sentido, a magistrada concedeu a antecipação de tutela para autorizar a realização das terapias indicadas a criança, sob pena de multa diária de R$ 1 mil. A decisão determinou, ainda, que caso o tratamento não seja disponibilizado na rede credenciada por falta de profissionais habilitados ou de vagas, o plano deve arcar com o custo em clínica particular.

O escritório Sinzinger Advocacia atua na causa em defesa da criança.

(por: Migalhas) 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES