Direito, Economia & Política

Tudo sobre Direito, Economia & Política

Veja quais as principais notícias do mercado nesta segunda-feira (25)

A confiança das empresas alemãs se recupera um pouco, mas a maior economia da Europa já estava em recessão em março

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os protestos retornam a Hong Kong e os EUA ampliam sua lista proibida de empresas chinesas. A confiança das empresas alemãs se recupera um pouco, mas a maior economia da Europa já estava em recessão em março. A Espanha diz que abrirá suas praias e hotéis, reanimando as ações de viagens na Europa, enquanto a Hertz Global e a Tuesday Morning (NASDAQ:TUES) vão para os tribunais de falências. 

Aqui está o que você precisa saber em uma segunda-feira diluída em feriados, 25 de maio.

1. Protestos em Hong Kong retomados

Os manifestantes tomaram as ruas de Hong Kong com força para se opor à introdução de uma nova lei de segurança que, segundo eles, ameaça os fundamentos das liberdades e privilégios da cidade. A polícia respondeu usando gás lacrimogêneo, canhão d’água e spray de pimenta para dispersar os manifestantes, fazendo mais de 100 prisões.

As manifestações ocorreram um dia depois que o Departamento de Comércio dos EUA adicionou mais 33 entidades chinesas a uma lista negra que impedia as empresas americanas de negociar com elas. Alegou que eles eram cúmplices em violações dos direitos humanos na província ocidental de maioria muçulmana de Xinjiang. A China expressou "forte insatisfação" enquanto os analistas alertam para uma nova tendência de uma guerra fria entre as duas potências.

As ações chinesas foram variadas, mas o dólar subiu mais 0,1% em relação ao iuan em Hong Kong, para mais de 7,15.

2. Espanha tenta resgatar temporada turística da Europa

Os sinais de alívio do bloqueio na Europa vieram densos e rápidos no fim de semana, com a Espanha - um dos países mais atingidos pela pandemia de Covid-19 - anunciando que reabriria suas praias e hotéis a turistas estrangeiros a partir de julho.

A notícia oferece a um dos destinos de férias mais populares da Europa a chance de salvar parte de uma temporada de verão que já havia sido amplamente descartada. As ações de companhias de viagens e hotéis subiram em todo o continente, com a maior empresa de hotéis da Espanha Melia subindo quase um quarto.

Em outros lugares, o Japão também levantou seu estado nacional de emergência. Enquanto isso, a Itália reabriu a maioria de suas academias e piscinas. A França deve atualizar a próxima fase de reabertura no meio da semana

3. Bolsas fechadas para o Memorial Day; Futuros mais altos com notícias de reabertura

Com os mercados de ações dos EUA, do Reino Unido, da Índia e de Singapura fechados para feriados, até agora tem sido uma sessão relativamente tranquila nas ações globais, em que a perspectiva de reabertura econômica lutou contra a preocupação com as tensões entre EUA e China.

Às 8h10, o contrato futuro do índice Dow Jones 30 subiu 235,5 pontos ou 0,96%, enquanto o S&P 500 Futuros tinha alta de 0,98% e o Nasdaq 100 Futuros com ganhos de 1,09%. A referência europeia Stoxx 600 tinha ganhos 0,96%, enquanto o índice japonês Nikkei subiu 1,73% e o sul-coreano KOSPI teve ganhos de 1,24%.

4. Confiança empresarial alemã mostra sinais de vida, apesar da recessão

Os indicadores econômicos também estão começando a mostrar sinais de vida na Europa, à medida que o continente passa para a segunda metade do trimestre, que é amplamente esperado para marcar o ponto mais baixo da economia.

O índice de clima de negócios alemão Ifo recuperou-se para 79,5 em maio, ante uma baixa recorde de 74,2 em abril, impulsionado inteiramente por uma recuperação das expectativas. Uma empresa que planeja tempos melhores é a companhia aérea Lufthansa, que disse que vai acelerar os serviços em junho, com o objetivo de ter 20% de seus aviões voando até o final de junho.

A avaliação das empresas sobre suas condições atuais piorou no mês, no entanto, desafiando as esperanças de estabilização.

Dados anteriores confirmaram que a Alemanha havia cumprido a definição técnica de recessão já no primeiro trimestre, com o Produto Interno Bruto encolhendo 2,2% após um declínio de 0,1% nos últimos três meses de 2019. O economista da Ifo, Klaus Wohlrabe, disse que o think-tank ainda espera uma queda de mais de 10% no PIB alemão no segundo trimestre.

5. Hertz pede recuperação judicial; Tuesday Morning deve ser a próxima

A bateria do capítulo 11 continua. A empresa de aluguel de carros Hertz Global Holdings (NYSE:HTZ) entrou com o pedido de proteção contra falência após o fechamento da sexta-feira, com dívidas de cerca de US$ 19 bilhões.

A empresa, apoiada pelo investidor ativista Carl Icahn, havia sido incapaz de usar sua frota de 700.000 veículos nos últimos três meses, à medida que os bloqueios anti-Coronavírus se espalhavam pelo mundo.

Separadamente, o Wall Street Journal informou que a varejista Tuesday Morning pretende registrar a proteção do capítulo 11 na terça-feira, juntando-se a outros varejistas de artigos para o lar Pier 1 e Art Van Furniture, além das lojas de departamento Neiman Marcus e JC Penney (NYSE:JCP), todos os quais foram forçados a etapas semelhantes pela pandemia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES