Direito, Economia & Política

Tudo sobre Direito, Economia & Política

XP oferece carteira automatizada de ações para toda a base de clientes

Investimento automatizado é comum no exterior e ganha força no Brasil. Nova opção dá acesso a 20 carteiras para investir em ativos da Bolsa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma nova sinalização de que o mercado de renda variável se torna cada vez mais sofisticado em nível de informação foi dada, agora pela XP. A plataforma está lançando para toda a base de clientes sua carteira automatizada de investimentos. Combinando inteligência de dados e as recomendações dos especialistas, a ferramenta promete facilitar o investimento em ativos da bolsa com o objetivo de superar a performance do índice de referência.

A novidade chega ao mercado depois de um período de testes, feito em uma ação pontual durante a Black Friday. Agora, está disponível aos clientes através do assessor de investimentos. É preciso fazer um investimento mínimo de R$ 10 mil para alocar nas carteiras recomendadas e é cobrada uma taxa de corretagem sobre o valor financeiro negociado. Atualmente, 20 carteiras estão disponíveis com ativos de liquidez D+2 (dois dias úteis).

XP oferece carteira automatizada de ações para toda a base de clientes

De acordo com a empresa, boa parte delas é rebalanceada no primeiro dia útil do mês. Entre as opções com maior destaque, a casa cita a XP Top Dividendos, com grande parte da exposição às empresas do setor Elétrico. Desde o início da carteira, em julho de 2018, até o último mês de janeiro, o retorno foi de +68,7%, o que se compara com +54,8% do Índice Bovespa.

Ao escolher uma ou mais carteiras recomendadas dentro do perfil e cenário de mercado, e sinalizar o valor que deseja aplicar, o investidor pode posicionar-se em renda variável ou seguir alguma estratégia específica, como small caps, dividendos, internacional, entre outros. Sempre que o cenário mudar, haverá a revisão sobre as empresas selecionadas até então, pelos especialistas, e o robô efetua o rebalanceamento automaticamente, sem o investidor precisar fazer isso sozinho.

O mecanismo busca atender a duas frentes: os investidores que estão começando e os mais experientes no mercado financeiro e que querem agilidade na escolha de ativos de renda variável. Em comum, todos querem ser beneficiados pela redução de perdas geradas por escolhas influenciadas por padrões mentais e não tão adequadas do ponto de vista de retorno financeiro.

No caso da XP, o investidor recebe dividendos e tem a possibilidade de custódia remunerada — além da utilização dos ativos como margem.

Inteligência artificial ganha escala entre as gestoras

O anúncio da XP segue em linha ao movimento verificado nos últimos anos que impulsionou o investimento automatizado no exterior. No Brasil, a prática ganhou força com mais ênfase a partir do ano passado. Em fevereiro de 2021, o Santander anunciou a extensão do serviço que já estava disponível para 1.200 clientes, em fase de testes, desde o fim de 2020. Com isso, os investidores passaram a ter a possibilidade de contratar o rebalanceamento automático por meio do gerente da agência bancária ou do assessor de investimentos.

Em março do mesmo ano, o BTG lançou a carteira recomendada automatizada com opções focadas em ações; ativos de empresas menores (small caps); trimestral, com as recomendações de empresas distribuidoras de dividendos. O valor inicial para aplicações, no entanto, é maior: R$ 50 mil (veja os detalhes). Considerando apenas a rentabilidade acumulada pela carteira de Ações 10SIM, em dezembro de 2021, o desempenho foi de -17,1%, contra -14,4% do Ibovespa. No período desde outubro de 2009, contudo, a rentabilidade acumulada pela carteira é de +233,2%, contra +65,6% do Ibovespa

Em alguns casos, o uso da 'robotização' é anterior aos produtos. A Warren, por exemplo, nasceu como uma solução automatizada de carteira sugerida de investimento e foi ampliando o portfólio de serviços na medida em que percebeu que os investidores, em especial aqueles com grandes cheques, gostam de se relacionar com humanos para investir.

A inteligência artificial é empregada para analisar relatórios e o desempenho de fundos quantitativos na Itaú Asset e, também no BTG. As gestoras investem em algoritmos sofisticados para procurar, ler e consolidar informações sobre empresas, em balanços, comunicados, relatórios, notícias e até redes sociais para montarem suas carteiras de ações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES