José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Ação de Elon Musk ajuda a piorar o desempenho do congresso brasileiro

Os acontecimentos dos últimos dias, envolvendo Elon Musk têm sua ingerência na política brasileira sendo organizada desde o período em que um grupo de parlamentares esteve nos EUA

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em fevereiro deste ano, um grupo de parlamentares brasileiros, à frente o deputado federal Eduardo Bolsonaro, bateu às portas do congresso dos Estados Unidos, querendo que os congressistas americanos abrissem caminho para uma audiência, na qual pediriam ajuda para “libertar o Brasil da tirania” em que vive, segundo eles.

O grupo fora participar nos EUA de um evento periódico que o grupo mais à extrema direita da política americana realiza, a Conferência de Ação Política Conservadora. Eles aproveitaram esse evento para encher a cabeça dos norte-americanos de fantasias sobre a falta de liberdade política no Brasil, rogando ajuda aos “verdadeiros líderes do mundo livre” para que os ajudassem a sair da “tirania” e da “ditadura do judiciário.”

Na sequência, ainda em fevereiro, o mesmo deputado Eduardo Bolsonaro pediu uma audiência ao Congresso dos EUA, para falar sobre “o sistema totalitário do Judiciário brasileiro”. Mas o pedido foi negado no começo de março. O veto a esse encontro foi proclamado pelo deputado do partido Democrata e Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Estados Unidos, Jim McGovern. A reação ao veto foi imediata. O deputado brasileiro disse que o ato do parlamentar norte-americano era “censura da esquerda para calar a verdade.”

Esses acontecimentos ocorreram às vésperas de um evento que os bolsonaristas realizariam na Avenida Paulista, em São Paulo, durante o qual dariam os primeiros passos para um movimento em favor da anistia para os bolsonaristas, especialmente para os implicados nos atos de 8 de janeiro, uma tentativa de golpe de Estado para impedir o governo Lula.

E foi nessa passagem pelo território norte-americano que essa movimentação política lançou as bases para construir um colaboração internacional em torno das causas que eles defendem: não-condenação pela justiça, anistia, retomada de direitos políticos de condenados, não regulamentação das redes sociais e big techs, direito a permanecerem propagando fake news, sob a argumentação de “liberdade de expressão”.

Os acontecimentos dos últimos dias, envolvendo o bilionário Elon Musk, dono da big tech X ( antigo Twitter), magnata que também detém em seu nome outras empresas (SpaceX, Tesla, Neuralink, Boring CVompany e Solar City), têm sua ingerência na política brasileira sendo organizada desde esse período em que o grupo de parlamentares esteve nos EUA. Era necessário para eles ter alguém do peso e influência de um Elon Musk para fazer valer um movimento internacional robusto em torno das causas indefensáveis que eles sustentam. 

O saldo dessa ingerência descabida que Elon Musk exercita no Brasil, além de expor a voracidade de sua violência contra o STF e, sobretudo, contra o ministro Alexandre de Moraes, é que se gera uma crise grave nos bastidores da vida política nacional, criando um embate interminável entre o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

O sinal mais claro desse prejuízo ao Brasil é a decisão de Arthur Lira de jogar para debaixo do tapetão da Câmara a proposta de fixação de normas legais das plataformas e redes digitais, um projeto levado ao senado pelo senador Alessandro Vieira ainda em 2019, que foi aprovado pelo Senado em 2020, enviado à Câmara e há quase quatro anos ficou sem solução nessa Casa.

Com relatório produzido pelo deputado Orlando Silva, amplamente discutido, encaminhado numa linha satisfatória de coibir as fake News, os conteúdos racistas e discriminatórios, a proliferação de ódio e o impulsionamento de algoritmos criminosos, incluindo a responsabilização partilhada das plataformas, o projeto foi arquivado, seus estudos jogados no lixo, sob a astúcia de se criar um “grupo de trabalho” para começar tudo de novo.

A Câmara demonstra, com isso, que além de jogar gasolina no fogo que incendeia as relações de Lira e Pacheco, fica literalmente ao lado dos que querem continuar mentindo, caluniando, difamando e pregando ódio, e mais ainda, ajudam de modo robusto os donos de plataformas poderosas, das chamadas big techs , a continuarem enchendo os cofres, ganhando muito dinheiro, por que é disso que finalmente se trata e é isso que aos Musks da vida interessa.

Elon Musk, jogando noutro interesse, ajuda em muito a piorar a qualidade do Parlamento nacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES