José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Assustado, “mercado” quebra a cara com bom desempenho do Brasil

Análise das previsões econômicas para 2023 revela um abismo entre as projeções pessimistas e a realidade dos números. O desempenho brasileiro surpreendeu, revelando uma trajetória completamente oposta ao cenário catastrófico previsto.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 

Os números reais, sobre os quais ninguém pode colocar dúvidas ou impor interpretações, estão a cada dia mostrando que o chamado “mercado” errou feio sobre o desempenho dos mais diversos segmentos da economia brasileira durante o ano de 2023. Na virada de 2022 para 2023- quando o Presidente Lula se preparava para assumir o comando do país pela terceira vez, derrotando o presidente que quatro anos antes esse mesmo mercado havia escolhido como a salvação nacional-, as previsões sobre a nova gestão do PT eram as mais negativas possíveis. 

Os líderes desse ente invisível, esse misterioso gigante de olho cego, traçavam as mais cruéis perspectivas para o Brasil, partindo da elevação do dólar frente ao real, de inflação em alta, PIB em queda, bolsa enfraquecida, segmentos produtivos desaquecidos, desemprego acelerado, e a balança comercial com saldo negativo nas suas relações com o mundo.  

Quem, hoje, tem a curiosidade de olhar para o primeiro Boletim Focus de janeiro de 2023, vai encontrar todos os cenários de desgraça: a previsão era de um dólar acima de R$ 5,27, um Produto Interno Bruto bem fraquinho, na ordem de 0,8%, inflação em alta, fora da meta, e uma taxa de juros mínima de 12,25%. Na real, agora, o  dólar está em R$ 4,85, o PIB deve ficar um pouquinho acima de 3%, o  Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) está em 4%, e a taxa de juros básicos Selic caiu para 11,75%. A previsão de que o Ibovespa não passaria de 126 mil pontos, foi outro tapa na cara do mercado, pois o índice acumulou seu maior valor histórico, ultrapassando os 132 mil pontos. 

O que mais deve ter surpreendido o cego mercado foi a elevação do Produto Interno Bruto nacional. Sair de uma previsão de 0,8%, que era o índice de crescimento que eles esperavam para o BIP brasileiro, para um patamar próximo de 3% (2,92% conforme o último levantamento), significa crescer quase quatro vezes mais do que o que projetaram, algo difícil para se encontrar explicação plausível, capaz de que superar má-vontade associada e uma boa dose de burrice.  

REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES 

Enquanto o tal mercado dormia com seus sonhos sendo alimentados pelo pessimismo, o Governo Lula foi ao campo de batalha- estimulado por sua vontade política de proteção aos mais vulneráveis, de redução das desigualdades, como colocar fim à fome que atingiu cerca de 30 milhões de brasileiros em 2022-, mas ao mesmo tempo determinado a construir e aprovar uma reforma tributária que fosse capaz de dar tranquilidade e equilíbrio aos setores produtivos nacionais, geradores de emprego e renda e, portanto, instrumentos eficientes de estabilidade social. 

E conseguiu – não sem grandes esforços e negociações pouco republicanas, há de se reconhecer,  com o Congresso -, aprovar uma reforma que há mais de 30 anos era objeto de conversas e disputas, enfim considerada uma conquista história para o país.  Noutro ponto, igualmente com bastante dificuldade, conseguiu equilibrar as contas públicas e estabelecer o equilíbrio fiscal necessário a estabelecer a confiança governamental que precisa ter para tocar o país. E ao lado dessas medidas reguladoras importantes, conseguiu o Governo voltar a dar ao salário mínimo elevação real , ampliar o Bolsa Família de maneira significativa, lançar importantes obras do Programa de Aceleração do Crescimento(PAC), retomando milhares de obras paralisadas durante o governo anterior, fazendo reaquecer o setor da construção civil, e ampliando novos serviços à população, sobretudo em educação, saúde, abastecimento d´agua e saneamento. 

Com esse tombo enorme na sua capacidade de análise, é de se esperar que o “ mercado” tenha aprendido um pouco, ao menos, com essa amarga lição, fazendo-o abrir o olho para a realidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES