José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Aumento de devedores leva Serasa e governo a novo feirão limpa nome

O novo Limpa Nome/Desenrola começou neste dia 4 e vai até o dia 28 de março, dando aos devedores oportunidades únicas de renegociar suas dívidas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Estado do Piauí, que havia fechado o ano de 2023 com queda nos níveis de inadimplência, teve uma preocupante elevação no universo de seus devedores, neste início de ano, com um acréscimo de 6,37% no fechamento de fevereiro. O aumento é reflexo das maiores dificuldades enfrentadas com custos de celebrações de final de ano e, principalmente, de despesas escolares nesse começo de 2024.

A inadimplência, que tinha caído para um contingente de 817.562, em dezembro, elevou-se para 869.672 pessoas, atingindo 35,59% da população adulta, um percentual bem menor do que o nacional que fechou fevereiro em 43,35%.

Por conta dessa volta de crescimento da inadimplência, o Ministério da Fazenda e os Correios juntaram-se à Serasa para a realização de outro Mega Feirão Limpa Nome, levando aos devedores as ofertas contidas no Programa Desenrola, desenvolvido com bastante êxito pelo governo federal no ano passado. O novo Limpa Nome/Desenrola começou neste dia 4 e vai até o dia 28 de março, dando aos devedores oportunidades únicas de renegociar suas dívidas.

Envolvidas nesse esforço de reduzir as dívidas da população, encontram-se cadastradas mais de 700 empresas parceiras, entre bancos, financeiras, comércio varejista, operadoras de telefonia, e securitizadoras dispostas a oferecer facilidades para quem deseja regularizar seus débitos, valendo-se de descontos excepcionais para quem deseja quitar integralmente, ou oferecendo um leque de parcelamento, com juros diferenciados e prazos alongados.

Litígio por terras entre Piauí/Ceará terá novo evento nesta quinta-feira (7)

Um movimento denominado Brigada Mandu Ladino, encabeçado por figuras expressivas dos meios acadêmicos do Piauí, voltou a lançar o desafio “Não Fique em Cima do Muro! Faça Justiça!”

Esse chamamento visa um debate em torno do litígio que dura anos entre os Estados do Ceará e do Piauí, envolvendo a disputa de 13 municípios na divisa das duas unidades federativas do Nordeste. Autoridades, lideranças e prefeitos da região estão sendo convocados para uma noite de discursos, apresentação de novos documentos e incitação à luta dos piauienses nesse enfrentamento aos cearenses.

O evento acontecerá a partir das 18 horas desta quinta-feira, dia 7 de março, no auditório Professor Afonso Sena, do CCN, na Universidade Federal do Piauí. Esses movimentos não ficam apenas no Piauí. No Ceará eles têm sido realizados com frequência, convocando-se a população para um engajamento, sobretudo neste ano de 2024, pois até outubro do Supremo Tribunal Federal deverá dizer, pelo voto de seus ministros, quem finalmente tem razão nessa briga histórica entre os dois Estados, que começou em 1758, e já dura, portanto 266 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES