José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica põem o Nordeste em destaque na indústria

São imensas as possibilidades no terreno da bioeconomia, diante de ofertas de bioativos e bioinsumos disponíveis

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Num momento em que o Nordeste brasileiro parece mesmo reconhecer-se envolvido num vigoroso processo de descoberta econômica, evoluindo para transformar-se no mais importante polo nacional de geração de energias limpas, renováveis, um outro aspecto econômico ganha força a partir dos recursos naturais que a região ostenta, e que ficaram por longas décadas esquecidas e negligenciados.

Refiro-me aqui às imensas possibilidades nordestinas no terreno da bioeconomia, diante de formidáveis ofertas de bioativos e bioinsumos que estão aí, disponíveis em abundância nas nossas caatingas, cerrado e mata atlântica, que podem ser extraídos (e em muitos casos já estão sendo) de forma sustentável em praticamente todo o território nordestino, gerando renda, industrialização, desenvolvimento socioeconômico e proteção ambiental.  O que o Nordeste possui de riqueza na sua flora é algo extraordinário, capaz de movimentar toda uma cadeia na produção de medicamentos, suplementos funcionais e alimentares, defensivos agrícolas, e toda uma linha no segmento de cosméticos e produtos de beleza.

Bioeconomia

Esta semana, em Recife, dirigentes da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) se uniram a duas instituições universitárias importantes, a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade do Vale do São Francisco, para lançar a Rede Impacta Bioeconomia, com o objetivo de investir fortemente em pesquisa, inovação, buscando exatamente os bioativos e bioinsumos do Nordeste que possam ser aplicados na área de saúde.

A iniciativa inédita prevê a produção de medicamentos a partir de pesquisa e inovação, centrada nos agricultores familiares agroecológicos da região, da fauna e da flora dos biomas existentes na caatinga, mata atlântica e também dos cerrados. O convênio da Sudene com essas duas instituições públicas de ensino superior  objetiva criar as condições científicas e técnicas para apoiar as produções da bioeconomia, identificando produtos e cadeias de valor para o aumento da produção, beneficiamentos variados, sobretudo nesse ambiente recém-criado pelo Governo Lula, de nova política industrial brasileira.

Cooperação científica

A Sudene, a partir da iniciativa desta semana, pretende  ampliar e fortalecer as redes de cooperação científica entre as universidades públicas existentes em cada Estado da região, possibilitando a entrada temática de geração industrial, associada à natureza e aos agricultores familiares, com foco em práticas e em insumos que sejam peculiaridades de cada unidade federativa,  mas que se somem num conjunto de ação econômica que vise avanços na produção, inserção sustentável e ampliação de mercados.

Profissionais das universidades, que atuam nas pesquisas e no acompanhamento industrial de produção, atestam que as demandas por novos produtos no mercado de biomateriais cresce vertiginosamente a cada ano e demandam grande interesse pelas plantas do semiárido nordestino, que contém propriedades aromáticas, antimicrobianas, antitumorais, mitogênicas, antiparasitárias  e antivenenos, que podem revolucionar diversas áreas da indústria em todo o mundo.

Esse nicho de Bioeconomia, que é um modelo de produção baseado no uso de recursos biológicos, oferece soluções para a sustentabilidade dos sistemas de produção, contribuindo de maneira incrível na substituição de recursos fósseis, poluentes e não renováveis, tudo de que o mundo quer se livrar. O Brasil avançou, certamente, muito pouco nesse caminho da Bioeconomia, por ser um segmento que requer um prévio saber científico, algo de que o país sempre se sentiu carente, especialmente no Nordeste. Hoje, porém, parece haver uma imenso despertar e as universidades públicas, associadas a outras instituições  e a investidores conscientes do mundo empresarial, estão dispostos a ampliar esses caminhos e a vencer esse atraso. O que é uma bela notícia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES