José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Combater “Deep Fake” será o grande desafio das eleições 2024

Essa questão tem preocupado seriamente várias autoridades brasileiras, do TSE e suas cortes estaduais, ao Governo Federal e setores do Congresso.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um tema que entrou de vez no debate, nas preocupações e no temor dos brasileiros é o uso da chamada IA (Inteligência Artificial) nas eleições municipais de 2024. Esse avançado recurso tecnológico, que pode trazer acentuados benefícios aos usuários da internet e de suas redes, tem igual poder de, sendo usado de modo maléfico, intencionalmente criminoso, despejar enormes estragos no processo eleitoral. A utilização desregulada desse recurso, pelas mais variadas ferramentas que a IA pode disponibilizar, pode afetar de maneira irreversível o processo eleitoral, tornando as sanções posteriores quase sempre inócuas. 

Vem desse medo, dessa possibilidade real de que o pior pode acontecer, de que a IA sirva de ressonância ampliada para reprodução de vídeos com imagens e sons falsos (mas muito próximos do real), os chamados deep fake, uma manipulação criminosa que afeta o entendimento do eleitor, fazendo-o absorver a mentira como fato verdadeiro, daí levando à contaminação irreparável de resultados.  

Essa questão tem preocupado seriamente várias autoridades brasileiras, do TSE e suas cortes estaduais, ao Governo Federal e setores do Congresso. O nó do problema tem sido a forma como será possível chegar-se aos utilizadores das deep fake, por exemplo, pois até agora as propostas de legislação caminham no sentido de penalizar tais pessoas somente após o ato praticado e o resultado obtido. Ou seja, implicaria, na prática, em cassar mandatos e tornar inelegíveis aqueles que lograram êxito pelo uso criminoso dessas ferramentas. 

E isso é muito pouco, pois o ideal é que sejam encontrados meios legais e eficazes que impeçam a utilização da IA para fins de disseminação de fake, sobretudo na forma de propagação de vídeos e sons que simulam ser verdadeiras as montagens propaladas, todas elas intencionalmente voltadas a denegrir, a difamar, a comprometer negativamente pessoas que os criminosos desejam atingir. 

Um dos raros avanços no sentido da adoção de medidas práticas nesse terreno da IA e das deep fake, foi o acordo celebrado no mês de dezembro passado entre o Tribunal Superior Eleitoral e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que instituiu um fluxo de comunicação rápido e direto entre as duas instituições, para cumprimento imediato de decisões judiciais que determinem o bloqueio de sites e plataformas que sejam utilizadas. Veja-se, que mesmo assim, tudo fica a depender do sistema judicial, nem sempre atento, sensível e veloz para detectar a ação perniciosa. 

Esse acordo entre TSE e Anatel tem a virtude de dar um pouco mais de velocidade nos casos já encontrados pela justiça. Antes dele, conforme o presidente da Anatel explica, a Anatel recebia diversas determinações e julgamentos do TSE para retirar do ar sites, conteúdos e aplicativos que estavam disseminando desinformação e colocando em risco o processo eleitoral, mas os meios eram burocratizados, chegavam via oficiais de justiça, num processo moroso que fazia alongar a ação criminosa. Esse acordo agora firmado tem a vantagem de integrar os sistemas, permitindo que a comunicação passe a ser efetivamente imediata, fluida, eletrônica, dando praticidade à punição. 

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, tem demonstrando confiança de que uma ação integrada das autoridades em todos os níveis, possa chegar a uma legislação mais dura e rápida no combate à desinformação e ao uso das deep fake no processo eleitoral de 2024. Considera que “o que não pode no mundo real, não pode no mundo virtual”, num recado direto e implacável ao que chama de “milícias digitais”, e destaca que o Brasil teve, desde as eleições gerais de 2018, uma experiência ímpar no combate à desinformação como “instrumento de ataque à Democracia.” 

O ministro Alexandre de Moraes é bem categórico quando o assunto é “punição”: “Não basta prevenção”, diz ele. “Não basta regulamentação prévia. Há a necessidade de sanções severas, para que a queles que se utilizam da inteligência artificial para desvirtuar a vontade do eleitor e atingir o poder, ganhar as eleições, saibam que, se utilizarem disso e for comprovado, o registro será cassado, o mandato será cassado e que ficarão inelegíveis. Porque senão o crime vai compensar”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES