José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Cúpula do Brics pode trazer o esperado equilíbrio nas relações entre nações

Evento marcado para acontecer durante três dias dessa próxima semana, de 22 a 24 de agosto, em Joanesburgo, na África do Sul

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Três consequências importantes poderão advir da cúpula dos Brics, evento marcado para acontecer durante três dias dessa próxima semana, de 22 a 24 de agosto, em Joanesburgo, na África do Sul. No momento em que esse grupo formado pelos países emergentes busca retomar sua importância no contexto mundial, a primeira questão a modular as discussões entre os líderes nacionais, será o rebalanceamento do poder hegemônico global, há tempos nas mãos de Estados Unidos e nações europeias. 

Esse primeiro ponto dos debates que dominarão a Cúpula, o de fazer uma revisão acerca do domínio histórico dos países desenvolvidos sobre os demais, certamente puxará uma outra questão significativa. Trata-se da expansão do próprio Brics, acolhendo ou não as propostas de admissão de mais 22 países que já manifestaram formalmente o desejo de integrar o grupo. 

O terceiro aspecto importante a dominar os debates, sobretudo na hipótese de o Brics crescer de tamanho, com o ingresso de outras nações, será em torno de uma ideia que já vem sendo tratada por alguns líderes desses países emergentes, destacadamente o Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que diz respeito à adoção de uma moeda comercial comum, que serviria como fundo de reserva. Há uma inquietação muito visível entre líderes de economias nacionais por manter-se o dólar como moeda de troca nas transações de negócios entre os países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. 

LIBERDADE E AUTONOMIA  

Daí ganhar força a ideia defendida pessoalmente por Lula, em diversas ocasiões, de que os países do Mercosul e agora também do Brics se unam no sentido de maior fortalecimento e maior liberdade e autonomia nas suas relações comerciais, livrando-se das amarras da dolarização. Sabe-se que esse é um assunto delicado, pois requer bastante sabedoria na sua aplicação, portanto difícil de que seja adotada já imediatamente, mas seguramente este será um tema presente a partir de agora em todas as cúpulas que se realizarem.

A proposta de expansão do Brics já está na pauta dos trabalhos dessa Cúpula da próxima semana, mas por enquanto não existe consenso sobre o tamanho desse crescimento, frente ao anseio de 22 países de entrarem para o grupo. Nota-se, conforme os analistas econômicos têm alertado, que esse número volumoso de nações dispostas a aderir  ao Brics é um sinal revelador da insatisfação que se alojou no espírito de muitos líderes regionais, contrariados com a forma com que as chamadas grandes potências os têm tratado, sobretudo na América do Sul, África e nações asiáticas.

Esse importante mecanismo internacional de cooperação econômica e desenvolvimento, originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, se vier a ter aumentado o número de seus integrantes, com a adesão de países importantes e estratégicos como Arábia Saudita, Irã, Argentina, Emirados Árabes, Argélia, Egito e Indonésia, dentre outros, passará, sem dúvidas, a ter uma importância muito mais expressiva no contexto mundial, e pode ser um real fator de equilíbrio entre os diversos grupos, fazendo conter o avanço dos atuais dominadores. 

MOEDA COMUM

Se, além disso, vier adotar, em futuro próximo, medidas adicionais, como a da moeda comum para transações comerciais e fundo de reserva, ter-se-á o advento de um novo equilíbrio, capaz de fazer nascer um novo padrão de desenvolvimento regional, especialmente focado em interesses comuns, como a geração de energias renováveis, a exploração vantajosa de riquezas minerais, e a preservação do meio ambiente natural, passando a ser exemplo para o resto do planeta. 

O Brics fortalecido e ampliado poderá, portanto, ser um avanço significativo nas relações comerciais, no necessário estabelecimento da paz entre nações e uma esperança muito forte no equilíbrio ecológico, para a recuperação do meio ambiente. Enfim, um alento significativo para conter a insegurança climática que vem inquietando o planeta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES