José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Dados do IBGE confirmam a retomada dos empregos no Brasil

A taxa de desemprego na região Sudeste alcançou o menor percentual do ano, atingindo 7,1% no quarto trimestre de 2023, contribuindo para a queda nacional para 7,4%, o menor nível desde 2014.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A economia brasileira recebeu nesta sexta-feira uma boa notícia, que nos chega de relatório do IBGE: a taxa de desemprego, que já vinha registrando sinais de queda durante os três primeiros trimestres de 2023, teve na região Sudeste, no quarto trimestre agora revelado, o seu menor percentual. Caiu de 7,5% para 7,1%, abaixo da taxa nacional, que ficou em 7,4%.

Esse resultado, casado com a manutenção de estabilidade nas demais regiões do país e de quedas acentuadas, também, em Estados do Nordeste, como o Rio Grande do Norte, onde passou no quarto trimestre de 10,1% para 8,3%, ajuda o Brasil a ficar neste momento com a mais baixa taxa de desocupação desde 2014, há 10 anos , quando estava em 6,6%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios Contínua (PNAD) e têm grande importância em face da produção de informações básicas para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do país.

Os dados sobre desemprego agora nunciados são, além de animadores, bastante significativos, por mostrarem que o emprego volta a ganhar terreno exatamente no Sudeste, que é a região que mais concentra as populações com ocupação no país. Não é só o Sudeste, porém, quem vem melhorando nesse indicativo de melhora da economia nacional.

SÉRIE HISTÓRICA

Oito Estados da federação, como mostra a PNAD, atingiram a menor taxa de desemprego da série histórica desse levantamento do IBGE, implantado ainda nos anos de 1967. Rio Grande do Norte, Alagoas, Acre, Tocantins, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso e Rondônia, são os Estados são as unidades federativas que apresentam hoje o menor percentual histórico. E outro grande alívio é saber que na média nacional, 26 Estados brasileiros registraram queda no desemprego em 2023.

Persiste na pesquisa PNAD um dado preocupante sobre a relação de sexo com trabalho. A taxa de desocupação de homens, quando comparada com as mulheres tiveram variações negativas entre o terceiro e o quarto trimestre, mas foi a diferença maior em favor deles. Enquanto a taxa das mulheres passou de 9,3% para 9,1%, a dos homens caiu de 6,4% para 6,0% no mesmo período, ou seja, os homens ficam com o nível mais baixo que a média nacional, que é de 7,4%.

Conforme avaliação dos próprios pesquisadores do IBGE, a variação mais acentuada na taxa de desocupação dos homens no quarto trimestre aumenta a diferença nesse indicador entre homens e mulheres. Com essa variação, a taxa para elas é 53,3% maior do que a dos homens, aumentando a distância em relação ao que foi observado no trimestre anterior (45%).

NOTÍCIAS ESTIMULANTES

O que se constata, afinal, é que esse quadro positivo da retomada dos empregos vem numa hora em que o Governo Lula tem recebido outras notícias estimulantes, como a de que em janeiro de 2024 a receita total do país apresentou um crescimento real de 3,6% quando se compara com o montante arrecadado no mesmo mês do ano passado. As contas do governo central têm uma estimativa de superávit primário de R$ 77,9 bilhões no mês, um bom desempenho que foi impactado pelo aumento das receitas administradas, com destaque para imposto de renda, cofins e contribuição social sobre o lucro líquido.

Têm-se, aqui, dois fatores que justificam a elevação do nível de satisfação na esfera governamental, pois tudo converge para estimular e ampliar programas de reconstrução do Brasil, com sinais positivos de que o desenvolvimento começa a ser acelerado nos setores industriais e de serviços, gerando-se assim mais empregos, e aumentam as folgas para investimentos de planos sociais arrojados, como o combate à fome e à pobreza extrema.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES