José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Decisão do STF vai aperfeiçoar combate à atuação do crime organizado

O Brasil começa a dar mostras de que está se organizado de forma inteligente para endurecer o combate ao crime organizado

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta mesma semana em que a Polícia Federal prendeu Rogério Mendonça e Deibson Cabral, os dois fugitivos da penitenciária de segurança máxima de Mossoró, além de celebrar-se essa captura, mesmo que todo o forte esquema de busca policial tenha levado verdadeiro banho durante 50 dias, há um outro motivo que precisa ser reconhecido como bastante significativo no combate à criminalidade.

Refiro-me à posição adotada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, que manteve autorização do Ministro Cristiano Zanin, concedida em novembro passado, de que o organismo policial possa contar com o compartilhamento de dados do COAF sem necessidade de autorização judicial.

A prisão dos dois fugitivos ocorreu no Estado do Pará. Estavam fortemente armados, usavam três veículos na hora da prisão, antes tinham viajado de barco durante 6 dias, entre o Ceará e o Pará, e tinham em seu poder grande quantidade de dinheiro. Preparavam-se para fugir para o exterior, conforme suspeitas da PF. No rastro desse episódio, a polícia sabe que os dois elementos presos contaram o tempo todo com ajuda externa. O que não se sabe ainda é quem estava bancando essa fuga, de onde vinham dinheiro e armamentos para sustentar uma fuga tão espetacular.

Coincidentemente, veio do Ministério Público do Pará (Estado em que foram feitas as prisões), o questionamento dirigido ao STF, a uma decisão anterior do Superior Tribunal de Justiça num caso de suposta prática de lavagem de dinheiro. O Pará, portanto, virou protagonista relevante nessa história, o que também precisa ser enaltecido.

Em novembro de 2023, o Ministro Cristiano Zanin já havia derrubado a decisão contrária do STJ, que havia considerado ilegais relatórios da Inteligência Financeira do COAF, solicitados pela polícia, sem permissão prévia da justiça. Os demais ministros da Primeira Turma seguiram o colega Zanin e permitiram que dados financeiros em investigações policiais fossem disponibilizados aos investigadores, sem necessidade de uma autorização.

A decisão foi acertada, é correta, e vai permitir que a Polícia Federal e outros sistemas de investigação ganhem maior velocidade em suas ações contra o crime organizado, porque é disso, objetivamente, que se trata. Tanto que o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, comemora a medida, considerando que compartilhar dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras no curso de investigações é um avanço significativo.

Para o chefe da PF, a decisão consolida e pacifica o entendimento de que as comunicações de dados não necessitam de autorização judicial, tornando, com isso, mais rápidas e desburocratizadas as investigações, viabilizando o fluxo de maneira satisfatória. O entendimento do próprio ministro Zanin é de que a manutenção da medida anterior adotada pelo STJ, poderia prejudicar operações sensíveis envolvendo crimes como lavagem de dinheiro, financiamento do crime organizado, terrorismo e tráfico de drogas e armas.

Lembre-se aqui, que durante a grave crise de segurança no Rio de Janeiro, o aumento do narcotráfico no Brasil e a invasão violenta das terras indígenas, especialmente na Amazônia, o então ministro da Justiça, hoje ministro do STF, Flávio Dino, firmou um acordo com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para que o COAF passasse a se integrar à Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, colaborando com seus dados e experiência no rastreamento do dinheiro movimentado pelos agentes do crime organizado.

O Brasil começa a dar mostras de que está se organizado de forma inteligente para endurecer o combate ao crime organizado, criando barreiras severas aos líderes e financiadores do narcotráfico, das milícias e de outras formas de criminalidade. Agora em março, já havia ocorrido um passo importante na colaboração do sistema judicial com o Poder Executivo.

No dia 12 de março deste ano, em evento no CNJ,  foi firmado um acordo de cooperação técnica para o incremento das investigações criminais e a produção de inteligência, com acesso direto e permanente a dados e informações envolvendo todo o Executivo, o Serviço Notarial e de Registro Público e o próprio COAF.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES