José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Extremistas não percebem que Elon Musk quer mesmo é ganhar dinheiro

As plataformas controladas por Elon Musk têm sido recheadas de postagens com manifestações de violência, mentiras, preconceito e desinformação

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O polêmico e muito suspeito bilionário Elon Musk (homem mais rico do mundo), decidiu chamar o ministro Alexandre de Moraes para a briga e provocar o STF para um confronto, ao anunciar em sua rede no X (ex-twitter, do qual é dono) que não acatará as determinações da justiça brasileira no que diz respeito às proibições de postagens de fake news e pregação de ódio acolhidas com frequência em suas plataformas digitais.

Musk vem questionando: “por que tanta censura no Brasil?”. E em afronta às determinações do STF, que proíbe essas postagens, inclusive várias delas de estímulo à tentativa de golpe de 8 de janeiro, diz que não vai cumprir, agride o ministro, chamando-o de descarado, e chega a sugerir que Alexandre de Moraes renuncie ao cargo ou sofra impeachment.

As plataformas controladas por Elon Musk têm sido recheadas de postagens com manifestações de violência, mentiras, preconceito e desinformação, tumultuando ainda mais um ambiente de hostilidade que se instalou no Brasil a partir (sobretudo) de 2018 para cá, impulsionado pelo bolsonarismo, por práticas da extrema direita, que ele abertamente apoia.

Embora os seguidores do bolsonarismo e da extrema direita no Brasil não tenham a capacidade de perceber, ao acolher e estimulá-los para que mantenham uma atuação permanente de postagens condenáveis nos ambientes que ele controla, Elon Musk busca tão somente ganhar mais e mais dinheiro, fortalecendo sua condição de mais rico do planeta.

Esta semana, o ex-presidente Bolsonaro colocou no ar novamente um vídeo originalmente postado em 2022 (durante a campanha eleitoral) em que chama Elon Musk de “mito da nossa liberdade”. Musk está visceralmente conectado à extrema direita mundial, lucra com isso, e sabendo que haverá eleição este ano no Brasil, coloca-se nos braços desses extremistas, para ajudá-los a ter sucesso eleitoral, mas, no fundo do principal  interesse mora a real estratégia: ganhar com os impulsionamento dos seguidores desse nicho e encher os cofres de muita grana.

Número de médicos é maior da história, mas presença no interior não melhora

Os cuidados à saúde dos brasileiros que vivem no interior do Brasil continuam precários, no que diz respeito ao atendimento médico, embora o número desses profissionais seja o maior da história, alcançando, hoje, 575.930 formados, em exercício, conforme estudo anunciado hoje pelo Conselho Federal, como parte da pesquisa Demografia Médica CFM.

Embora o número de médicos tenha quadruplicado em quatro décadas, de 1990 para cá, passando de 131.278 para essa quantidade anunciada agora, a população do país cresceu apenas 42%, passando de 144 milhões para 205 milhões. Entre 1990 e 2023, a população médica registrou crescimento médio de 5% ao ano, contra aumento médio de 1% ao ano identificado na população em geral. Entre 2022 e 2023 esse crescimento foi ainda maior, de 6,5% no ano, passando de 538.095, para 572.960 médicos em exercício.

O Brasil possui, assim, 2,81 médicos por cada mil habitantes, taxa praticamente igual à do Canadá, e superior a países bastante desenvolvidos, como Estados Unidos, Japão, México e Coreia do Sul. Do ponto de vista mundial, considerando a sua população total, o Brasil vai bem na fita. Contudo, quando vamos observar a concentração de médicos considerando o tamanho das cidades, vamos verificar uma enorme distorção.

As populações das pequenas localidades do interior do Brasil, especialmente do Norte e Nordeste, continuam sem avistar um médico para lhes socorrer. Como esses profissionais buscam o melhor conforto das maiores cidades, as capitais brasileiras, por exemplo, apresentam uma média superior a 7 médicos por cada mil habitantes, enquanto no interior do Norte esse número é inferior a 2 médicos por cada mil habitantes e no Nordeste não passa de 2,22 profissionais . E muitos municípios do Norte e Nordeste não têm médico algum.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES