José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Fim das eleições a cada dois anos faria muito bem ao Brasil

Os parlamentares não teriam prejuízo algum com essa decisão, pelo contrário, até sairiam ganhando

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em debate atualmente no Senado, a reforma eleitoral põe em evidência um tema delicado, polêmico, de difícil entendimento, que é o fim das eleições brasileiras a cada dois anos, possibilitando, por lei, a coincidência de pleitos em um só ano. O tema já foi objeto de discussões e votações na Câmara dos Deputados em outras ocasiões, como ocorreu em junho de 2015, quando os deputados, numa decisão apertada de 225 a 220 votos, deram impulso à questão, que não avançou no Senado, sendo derrubada.

A tese da coincidência de eleições volta agora ao debate, caindo nas mãos do senador piauiense Marcelo Castro, do MDB, a tarefa de conduzir a discussão, buscando, no relatório que elabora, um entendimento que torne viável essa intenção. Pessoalmente, o senador é favorável ao fim das eleições a cada dois anos, mas encontra barreiras em vários segmentos. Isso no Senado, porque na Câmara as dificuldades são maiores.

Um fator que me parece dificultar muito a coincidência das eleições é o fato de que o Fundo Eleitoral engordou de modo significativo nos anos recentes, tornando-se uma grande cobiça pelos partidos. Se o fundo cresceu de tamanho, deve parecer à lógica imediatista da classe política que quanto mais eleições ocorrerem, mais essa dinheirama pública reservada a bancar as eleições será melhor distribuída entre os partidos e seus candidatos.

Pelo que tenho observado no ânimo dos senadores, a partir do próprio Presidente da Casa, o senador Rodrigo Pacheco, o fim da reeleição para cargos executivos parece muito mais consensual do que a coincidência dos pleitos. Uma das razões, é que acabar com a reeleição não afeta diretamente o mundo parlamentar. Perderiam o direito de renovar mandatos o Presidente da República, governadores de Estado e prefeitos municipais.

Os parlamentares não teriam prejuízo algum com essa decisão. Pelo contrário, até sairiam ganhando, pois nas propostas que estão em debate e já constam do texto de relatório prévio do senador Marcelo Castro, é que os mandatos legislativos aumentariam de tamanho com o fim reeleição. Para justificar as perdas que presidente da República, governadores e prefeitos teriam, seus mandatos passariam de quatro para cinco anos. E nesse embalo, também os deputados federais, estaduais, vereadores, passariam dos atuais quatro anos para cinco e os senadores sairiam dos oito anos atuais para 10 anos.

Pelo fim da reeleição, muitos senadores têm um discurso pronto para justificar a proposta. Segundo muitos têm dito, esse sistema não tem trazido benefícios ao país, tornando-se, ao contrário, um malefício essa prática de reeleger os detentores de mandatos executivos. Daí estar surgindo uma PEC propondo o fim da reeleição e a ampliação do tempo de exercício, como recompensa. Essa ampliação é justificada na compreensão de que quatros anos seria um tempo curto para que prefeitos, por exemplo, pudessem executar seus projetos.

A reeleição para cargos do Executivo foi criada por emenda constitucional, aprovada pelo Congresso em 1997, sob influência à época do então Presidente Fernando Henrique Cardoso, quando seu partido, o PSDB, tinha  grande peso e influência no parlamento. A mudança na Constituição possibilitou a FHC uma nova candidatura e a garantia de um novo mandato presidencial.

Os que defendem a coincidência de eleições a cada cinco anos, como está numa das propostas agora em debate, sustentam que o Brasil não suporta a realização de pleitos a cada dois anos. Primeiramente, pelo custo financeiro e pelas atribulações sociais e políticas que isso traz ao país. Acabando de sair das urnas, muitos políticos já começam a preparar uma nova eleição, saindo de prefeito para deputado ou, ao contrário, elegendo-se para cargo legislativo, já pensando que daqui a dois anos poderá ser prefeito.

Outro aspecto, é que nessa ânsia eleitoreira que domina grande parte da classe política, pouco se trabalha. Nem nas prefeituras e em muitos governos estaduais e até mesmo na Presidência, mas se faz muito barulho, não deixando os que encaram a política com seriedade, de trabalhar em benefício de suas comunidades.

Pessoalmente, penso que o fim da reeleição e a coincidência de pleitos de uma única vez, fará muito bem ao Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES