José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Fracasso do ensino faz Suécia voltar aos livros impressos

As autoridades suecas se baseiam em evidências científicas que apontam a digitalização como causa do mau desempenho dos alunos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma notícia divulgada neste fim-de-semana me encheu de alívio e esperança quanto ao futuro dos nossos jovens. Trata-se de uma decisão tomada pelas autoridades educacionais da Suécia, de que, pela primeira vez em 15 anos, os alunos suecos voltaram a utilizar os livros impressos em sala de aula, depois que cadernos e livros foram trocados por computadores, tablets, aplicativos e outros dispositivos tecnológicos, lá pelos anos 2009.

A decisão foi anunciada formalmente pela ministra da Educação, Lotta Edholm, acompanhada do necessário esclarecimento de que “se os livros não fossem reintroduzidos à rotina escolar, a Suécia estaria em risco de criar uma geração de analfabetos funcionais.”

As autoridades suecas se baseiam em evidências científicas que apontam a digitalização como causa do mau desempenho dos alunos. A secretária nacional de Educação esclareceu que todas as pesquisas sobre o cérebro das crianças mostram que o ensino baseado em telas não é benéfico e informou que o governo reconhecia a crise na interpretação de texto nas escolas e que os livros impressos “têm vantagem que nenhum tablet pode substituir.”.

A importante reavaliação, que chega em tempo de reparar um erro drástico de 15 anos atrás, chegou acompanhada de outra informação importante: o governo vai investir, até 2025, cerca de 150 milhões de euros – mais de R$ 808 milhões – em um programa de reintrodução de livros impressos e a redução do uso de telas para recuperar a habilidade de interpretação de texto dos alunos.

A animadora decisão do governo sueco vem  na contramão do que pensam autoridades do governo do Estado de São Paulo, que no mês de agosto de 2023 recusou receber (gratuitamente) todo o material impresso, inclusive livros, do Ministério da Educação. E informou que a partir de 2024 os estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública estadual, não irão mais receber material do MEC e que seria usado material próprio e 100% digital nas duas etapas de ensino.

Pouco tempo depois desse anúncio, assustado com reação negativa que se espalhou fortemente na sociedade civil e em vários veículos da mídia, o governo paulista decidiu recuar dessa decisão de apenas oferecer livros digitais a seus alunos.

Senador Marcelo Castro assume papel importante na reforma eleitoral

O senador Marcelo Castro (MDB-PI), assume um papel importante na tarefa de destravar as discussões em torno da construção do novo Código Eleitoral. No final da última semana ele fez a apresentação aos senadores de uma prévia do parecer que está elaborando, visando à reforma da atual legislação, tendo como principal novidade o fim da reeleição para prefeito, governador e presidente da República.

Junto com o fim da reeleição (um mecanismo que foi introduzido no Brasil no ano de 1997, por uma PEC aprovada no Congresso durante o governo FHC, que se beneficiou da medida), os mandatos executivos, atualmente de quatro anos, renováveis por mais quatro, passariam, com o fim da reeleição,  a ter 5 anos, em todos os níveis.

Pela proposta constante no esboço apresentado por Marcelo Castro, o fim da reeleição e a introdução de mandatos de 5 anos não valeriam ainda para as eleições municipais deste ano de 2024. Segundo o senador Rodrigo Pacheco, o Senado se esforça para votar as novas regras eleitorais brasileiras ainda este ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES