José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Lula e Moraes falam a mesma língua ao defenderem regulamentação

Durante a solenidade de abertura do ano do judiciário eleitoral, os dois foram rigorosamente coincidentes no ponto

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As falas do Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, e do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a solenidade de abertura do ano do judiciário eleitoral, foram rigorosamente coincidentes num ponto: a necessidade inadiável de que seja feita a regulamentação das plataformas digitais, da inteligência artificial na internet, e de todas as demais formas de trabalho no ambiente das redes sociais, para impedir o uso criminoso desse ambiente pelas milícias digitais.

Foram firmes na convicção de que é preciso, de modo democrático, impor regras às tão conhecidas big techs, responsabilizando-as legalmente pelos conteúdos que difunde, de maneira a impedir que a mentira, a distorção dos fatos e a pregação do ódio possam contaminar de maneira desastrosa e irreversível, o processo eleitoral deste ano.

O Presidente do TSE deixou claro que a Corte de Justiça Eleitoral cumprirá a sua parte, promovendo internamente e nas relações com outros poderes, especialmente com o Executivo, através do Ministério da Justiça, Polícia Federal e também do Ministério Público, as medidas necessárias a barrar a atuação dos milicianos digitais e promovedores de conteúdos, identificando-os e responsabilizando-os.

Ao dizer que as Big Techs precisam ter a exata compreensão de que a Internet “não pode ser uma terra de ninguém”, conforme o entendimento que muitos têm e as práticas que adotam, o presidente Alexandre de Moraes, ressaltou que o TSE fará isso, sem qualquer dúvida, “porque foi assim que trabalhou no passado, inclusive durante todo o processo eleitoral de 2018 e 2022”. E disse que está sob a responsabilidade da ministra Carmem Lúcia, que integra a corte, a responsabilidade de coordenador o trabalho que vise criar e aplicar todo o regramento legal para impedir o abuso na internet, nas redes sociais e no universo das big techs.

Segundo Moraes, já há 35 países que já regulamentaram os provedores de conteúdos e o uso da internet e redes sociais.

“São 35 países democráticos que regulamentaram essa utilização, sem risco, sem qualquer afronta, sem qualquer atentado à liberdade de expressão, de comunicação, de liberdade de campanha, de se fazer campanhas políticas”.

Foi nesse ponto que o Presidente do TSE cobrou uma posição responsável do Congresso brasileiro, mostrando que é necessária uma regulamentação geral, abrangente, que permita uma real defesa da Democracia. E disse que não é mais possível permitir direcionamentos de discursos falsos, induzimento de discurso de ódio, de desinformação maciça sem qualquer responsabilidade das chamadas big techs.

A propósito desse ponto em particular, encontra-se parado no Parlamento brasileiro o projeto de lei 2630/2020, que tem o objetivo de tratar detalhadamente desse tema, adotando os mecanismos legais de acompanhamento e punição. A matéria havia avançado amplamente nas comissões, aprovou em plenário regime de urgência para votação final, mas sofreu paralisação por esforço inusitado de parlamentares da direita e extrema direita e uma pressão em dimensão pouco vista sobre os legisladores, vinda do lobby montado em Brasília pelos donos das big techs, que não querem regramento algum para sua atuação.

Ao falar, o Presidente Lula foi na linha de reforço às manifestações do Presidente do TSE, afirmando que é preciso defender a liberdade de expressão, conquista civilizatória da nossa Constituição. Mas, ao mesmo tempo, combater os discursos de ódio contra adversários e grupos minoritários historicamente vítimas de preconceito e discriminação.

É preciso desmantelar a criminosa máquina de fake news, que durante a pandemia espalhou suspeitas infundadas sobre as vacinas, causando a morte de centenas de milhares de brasileiros e brasileiras.

É preciso criminalizar aqueles que incitam a violência nas redes sociais. Mas é também necessário responsabilizar as empresas pelos crimes que são cometidos em suas plataformas – a exemplo de pedofilia, incentivo a massacres nas escolas, e estímulo à automutilação de adolescentes e crianças.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES