José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Mercado começa a enxergar que a economia brasileira está no rumo certo

Governo colocou em ação grandes programas de transferência de renda

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O olhar ortodoxo com que o invisível “mercado” sempre olha para a economia brasileira, centrando-se essencialmente na gestão das contas públicas, no resultado de receitas contra despesas e na trajetória da dívida, sempre levou analistas econômicos a um notável pessimismo em relação ao crescimento do Brasil. Todos muito preocupados com uma imaginável pressão de demanda, resultante de aumento das compras e gastos do governo, acreditando piamente que a combinação desses dois fatores com a queda de juros levará inevitavelmente à elevação das inflação.

É assim, historicamente, que sempre olham para a economia. É raro aparecer alguém com visão diferente. Como, por exemplo, ter a capacidade de prever que uma vigorosa ação do poder público, como essa contida na nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), seja capaz de fazer impulsionar a economia, retomando o desenvolvimento, por meio de um conjunto grandioso de obras e serviços, numa associação com a iniciativa privada. Uma atitude que está se dando de mãos dadas com novas regras fiscais e reformas no campo tributário, que estão destinadas a elevar as receitas dos cofres governamentais.

Parece ser isso mesmo que está acontecendo com o país, dando motivação e até mesmo justificada razão para fazer mudar o olhar de alguns analistas e até de importantes dirigentes desse impiedoso mercado.

ENTUSIASMO

Foi isso que vi, durante esta semana, vindo de manifestações de Ana Botín, a presidente do Conselho de Administração de uma das mais importantes instituições financeiras com base no Brasil – o Santander-, ao se revelar, durante entrevista, bastante entusiasmada com o futuro da economia brasileira. Ela disse que, na sua percepção, “o Brasil está diante de um ciclo virtuoso, e que o mais importante é voltar a crescer; as contas públicas se equilibram pelo próprio crescimento”.

O que disse essa relevante executiva, num claro sinal de que o mercado começa a enxergar uma realidade que sempre buscaram esconder, está em sintonia com o que sempre pensou e expressou o Presidente Lula, desde seu primeiro mandato, de que uma economia reprimida, de baixo crescimento, geradora de desemprego, de redução da renda e de paralização dos setores produtivos, não se recupera por milagre econômico, mas pela presença firme, estratégica, do papel do Estado.

Ao realizar um conjunto de obras necessárias à boa prestação de serviços à população, como escolas, creches, hospitais, maternidades, ginásios e quadras esportivas, sistemas de abastecimento d’agua, saneamento e habitação, o PAC está dando oportunidade para que centenas de empresas de construção espalhadas por esse país afora, que se encontravam com suas ações paralisadas, voltem a ter atividade produtiva, a gerar receitas, a garantir emprego e renda e a movimentar os setores da indústria, do comércio e dos serviços.

RETOMADA DE 14 MIL OBRAS PARADAS

Além do PAC, que já retomou cerca de 14 mil obras paralisadas durante o governo passado- uma herança danosa que causou danos severos ao erário e graves prejuízos à população brasileira-, o atual governo colocou em ação grandes programas de transferência de renda, como o Bolsa Família ( hoje intitulado Brasil Sem Fome), retirando milhões de famílias da necessidade extrema e colocando dinheiro em circulação, “girando a roda”, como o próprio Lula costuma dizer.

E isso, realizado com responsabilidade fiscal, amparado em inflação em baixa, valorização do real frente ao dólar e outras moedas, retomada do emprego, reposição de renda, elevação dos salários, está de fato fazendo o Brasil voltar a crescer e ter a elevação do seu Produto Interno Bruto sendo registrada por todos os organismos brasileiros e mundiais como um fator de que o país, realmente, entra no ciclo virtuoso de sua economia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES