José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Morte da policial Vaneza põe no foco as milícias do Rio

Um livro de Rafael Soares atesta que essa cumplicidade entre Estado e o crime não existe por acaso

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tarde deste domingo foi sepultado no Rio de Janeiro o corpo da policial militar Vaneza Lobão, que aos 31 anos de idade e há 10 anos compondo os quadros da PM carioca, foi assassinada, de forma brutal e covarde, em frente à garagem de sua residência, recebendo vários tiros de fuzil, disparados, conforme suspeita do próprio governador do Estado, Cláudio Castro, por integrantes das milícias. 

A policial assassinada atuava na 8ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar(subordinada à Corregedoria-Geral da Polícia Militar), trabalhando no setor dedicado especialmente à investigação de milicianos e contraventores. Os bandidos que a assassinaram, quando ela tentava sair da garagem com seu carro, estavam todos encapuzados, usavam um carro preto e armas pesadas.  

Desde a morte e até o sepultamento, não faltaram manifestações das autoridades de que haverá rapidez na investigação, que os criminosos serão descobertos e pagarão por seu crime, que a Polícia Federal vai também atuar na investigação. O que espanta, contudo, é que venha do próprio governador do Estado o entendimento sobre a autoria, de que “há indícios fortes de que sejam milicianos que ela investigava”. 

Semelhança com o caso Marielle

Isso se torna muito mais grave por vir da maior autoridade do Estado, a quem cabe o comando de todo o sistema policial. Há mais cinco anos, bem próximo, aliás, de completar o 6º ano, a vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, foi assassinada por milicianos, com autoria material creditada ao ex-PM Ronnie Lessa, mas até hoje, a despeito de inflamadas manifestações e reiterados compromissos de autoridades, os mandates do cruel assassinato nunca foram descobertos. E se descobertos foram, ninguém até hoje teve a coragem de revelar seus nomes.

Em todo esse longo período de suposta apuração do crime, o sistema policial não deu conta de encontrar os mandantes do assassinato. E sabe-se que no mapa da investigação existem não apenas milicianos, mas ex-policiais que ainda mantém força dentro das corporações e políticos influentes, alguns até históricos, com desempenho notável na Câmara de Vereadores, na Assembleia Legislativa e em esferas superiores de Brasília, inclusive autores de condecorações à “bravara” de ex-policiais, com é o caso de homenagens ao próprio Ronnie Lessa. 

Estudioso explica 

Dois livros recentes sobre a atuação das milícias no Rio de Janeiro trazem documentos contundentes e revelações espantosas acerca do poder que esses grupos exercem no Rio. O jornalista Rafael Soares, que levou mais de 10 anos pesquisando, juntando material, ouvindo pessoas, para montar um desses livros “Milicianos!” ( o outro é “República das Milícias”, de Bruno Paes Manso), publicado neste ano de 2023, diz que a relação “praticamente simbiótica entre a polícia e a milícia garante o funcionamento harmônico dessa engrenagem criminosa.” 

E afirma: ”O braço armado do Estado não encara os paramilitares como criminosos, mas como parceiros. E não é que ignorem que a milícia domina os territórios à força, fazendo seus moradores de reféns. As escutas feitas pelo GAECO mostram policiais pedindo ajuda a paramilitares para solucionar crimes, fazendo bico como guarda-costas para milicianos e frequentando suas festas nas favelas.” 

No livro, Rafael Soares atesta que essa cumplicidade entre Estado e o crime não existe por acaso: hoje, agentes egressos das forças de segurança, muitos ainda na ativa, estão por todo o organograma da quadrilha, da base ao topo.  

Uma das descobertas mais chocantes no livro “Milícias”, é a que conta a trajetória de Ronnie Lessa, que apesar de ter sua trajetória na PM marcada por uma série de denúncias de crimes – de tortura a homicídios- nunca foi investigado ou punido. Pelo contrário, foi treinado para continuar cometendo crimes. Foi condecorado, promovido e ganhou bonificações salariais justamente por conta do rastro de corpos que deixou pelo chão enquanto trabalhava para o Estado. No auge da carreira, ele decidiu vender o conhecimento que adquiriu dentro da corporação para matar em nome do crime.  

A morte da jovem policial Vaneza Lobão, assassinada certamente pela ação das milícias, parece importante, pela figura emblemática de Ronnie Lessa, trazer à memória alguns pontos cruciais acerca do domínio que os operadores da criminalidade assumiram sobre o Estado do Rio de Janeiro. Algo tão degradante e tão fortemente crescente, que parece nunca ter fim.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES