José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Mundo científico fecha questão pela regulação das plataformas digitais

Associações científicas brasileiras unem-se pela regulação das plataformas digitais contra a disseminação de desinformação e fake news

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Associações científicas brasileiras, congregando centenas de pesquisadores, realizaram nesta semana um importante  workshop, no qual debateram em profundidade o uso indevido e criminoso das redes sociais da internet, que foram inundadas, nos últimos tempos, por uma imensa onda propagação da desinformação, das fake News, num enorme desserviço à sociedade.

O encontro resultou na construção e divulgação de um vigoroso manifesto em defesa da regulação das plataformas digitais no Brasil. O texto é assinado por mais de 40 associações e grupos de pesquisa, bem como por muitas dezenas de pesquisadores e pesquisadoras.

REIVINDICAÇÃO HISTÓRICA

No documento intitulado “Regular é garantir direitos e Democracia”, as associações científicas destacam que a regulação da comunicação é uma reivindicação histórica da sociedade brasileira, atualizada diante da ascensão das plataformas digitais, uma realidade  que requer observância sobre questões centrais, como soberania nacional, garantia da integridade informacional e a predominância de uma convivência digital saudável, o que requer a regulação democrática das plataformas.

Eles asseveram que o modelo de negócios das plataformas digitais precisa ser revisto e colocado ao alcance da lei, de modo a responsabilizar esses agentes, que cada dia mais impactam a circulação do debate público e acentuam o grave problema da desinformação.

O que dizem os cientistas brasileiros,  em quase unanimidade proclamam, é o que estão há tempos pregando as pessoas de bom senso do país, que já não suportam a utilização criminosa das redes sociais, amparada de modo escancarado pelas poderosas plataformas digitais, as autoproclamadas big tecks, decididas a acolher e propagar, impunemente, postagens que estimulam não apenas a desinformação – o que já seria um mal importante-, mas que vão muito além disso, difundindo a mentira, a descriminação, as práticas de racismo, o ódio e a violência.

 PL 2630

Tanto isso é verdadeiro, que um notável movimento na Câmara dos Deputados chegou a trazer esperança de que o PL 2630, que trata das fake News, em tramitação na Câmara dos Deputados, pudesse ser aprovado. E chegou perto. Em abril, foi aprovada a urgência para que o projeto pudesse ser imediatamente votado no plenário, o que, desgraçadamente, não aconteceu, porque os parlamentares receberam uma tremenda pressão dos donos das big tecks, que promoveram avassalador lobby sobre os deputados e conseguiram, com esses valiosos gestos, interromper a tramitação.

Facebook( também dona do Instagram e WhatsApp), Google e Tic Tok espalharam que o PL 2630 censurava a religião. Montaram uma operação de guerra dentro da Câmara e com suas ações conseguiram paralisar os evangélicos, fazendo mudar de voto.

Tudo ficou parado na Câmara.

O SILÊNCIO DE ARTHUR LIRA

O presidente da Casa, deputado Arthur Lira, antes apresentado como um arauto defensor da aprovação do PL das fake News, mergulhou no mais profundo silêncio.

O mais recente ato dessa comédia grotesca que as big tecks, agora com o aval da Câmara, impõe aos brasileiros, foi o anúncio de que o Google resolveu contratar os serviços jurídicos do ex-presidente Michel Temer para auxiliar nas negociações em torno do projeto de lei das fake News.

Muito provavelmente, essa contratação do Google leva em conta o saber jurídico do contratado. Mas, seguramente, justifica-se pela capacidade de lobby que o ex-presidente da República possui, determinante para influenciar parlamentares.

Estaremos próximos, nessa questão da regulação das mídias digitais, de um segundo golpe?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES