José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

No Brasil, 84,5% têm algum tipo de preconceito contra mulheres

Preconceito e discriminação, que são pilares notáveis da violência contra as mulheres, são um problema

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Preconceito e discriminação, que são pilares notáveis da violência contra as mulheres, são hoje um problema não apenas crescente no Brasil e em quase todo o mundo, mas condições que a cada dia ganham chancela de normalidade em parte significativa do consciente coletivo. E isso não é papo de feminista, ou apenas uma percepção sem fundamento na realidade.  

Relatório elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que ontem foi divulgado, revela que a desigualdade de gênero e a violência contra a mulher é algo tolerado no planeta terra, mesmo  já percorridos mais de 20 anos do século 21. É isso que está comprovado: 25% da população (isso mesmo, um quarto entre todos) consideram “justificável” a agressão de um homem contra a sua própria esposa.  

O relatório foi construído com base em dados extraídos de 80 países e indica outras conclusões alarmantes, como a de que 9 em cada 10 pessoas nutrem preconceitos fundamentais contra as mulheres e 58% consideram que a mulher não deve ter o direito de decidir se quer ou não ter filhos. Isso quem deve decidir é o homem. 

Igualdade de gênero ainda está distante

Essas e outras desconcertantes revelações do relatório fazem a ONU concluir que a igualdade de gênero está anos luz de distância e que serão necessários 300 anos para que o mundo alcance, talvez,  essa condição de igualdade. Para obter esses resultados, o relatório analisou quatro aspectos da vida das mulheres, relativamente aos homens-Integridade física, Educacional, Política e Econômica-, com dados da Avaliação de Valores Mundiais, um projeto internacional que estuda como os valores e as crenças são diferentes ao redor do mundo.  

Outro ponto bastante significativo da pesquisa, que vai além da constatação do problema, é a indicação de que não houve progresso a respeito da retração do preconceito contra as mulheres em uma década. Em um desses tópicos, a pesquisa indicou que 69% da população mundial acreditam que os homens são melhores líderes políticos que as mulheres, por exemplo, ou que a garantia dos mesmos direitos para mulheres na democracia é essencial apenas para 27% dos entrevistados.  

Além disso, quase metade da população (46%) acredita que os homens têm mais direito a um emprego, enquanto 43% sustentam que os homens são melhores líderes empresariais. Além disso, cerca de 28% avaliam que a universidade é mais importante para os homens do que para as mulheres. A pesquisa também detalhou as dimensões do preconceito por países. No Brasil, por exemplo, observou-se que 84,5% das pessoas têm pelo menos um tipo de preconceito contra as mulheres; 75,56% dos homens e 75,79% das mulheres têm preconceitos em questões de violência de gênero e direito de decisão sobre ter filhos.  

Sucesso das mulheres

É notório que as mulheres brasileiras alcançaram muito sucesso nos últimos anos, sobretudo a partir da década de 70. Aos poucos foram invadindo as universidades, no trabalho foram conquistando cargos de chefia, e saíram às ruas em busca de mais liberdade, mais igualdade profissional, mas viram, entretanto,  que haveriam de travar uma batalha imensa contra o preconceito e a discriminação social. Há contra elas um machismo severo, histórico e crescente, entranhado na cabeça da maioria espantosa de homens, que enxergam as mulheres como ameaças, e nunca como companheiras, solidárias e parceiras em suas carreiras e na vida pessoal.  

Cada avanço acusado pela mulher chega diante da constatação de que novas batalhas terão que ser vencidas, pois o preconceito é covarde, silencioso, até se transformar em violência. E as diversas formas de violência contra as mulheres, notadamente registradas no próprio ambiente do lar, garantem a certeza de que são as mais gritantes formas de discriminação, que afetam não apenas o corpo feminino, mas atingem sua saúde mental, obriga-as a ausências nos locais de trabalho, geram constrangimento e humilhação diante dos filhos, e comprometem sua liberdade. 

Violência e o PIB

No Brasil, pesquisas revelam que este tipo de ação violenta compromete 10,5% do Produto Interno Brasileiro (PIB), com gastos de saúde e faltas no trabalho. E grande parte dos crimes acontece no próprio ambiente familiar, o que intimida as denúncias e atrapalha a punição, embora se saiba que hoje em dia o número de denúncias tem crescido nas centrais de atendimento, porque parece estarem as mulheres mais dispostas a denunciar os abusos que sofrem. 

Diante de tanto, só nos resta concluir que somos uma humanidade em larga decadência. Uma lástima.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES